JULGAMENTO

"Cabeça de ovo": vice-procuradora ri ao citar frase de Silveira contra Moraes

Em sessão que analisa ação contra parlamentar, Lindôra Araújo, vice-PGR, condenou ataques ao ministro Alexandre de Moraes, mas não segurou o riso ao ler xingamentos. Acompanhe o julgamento

Luana Patriolino
postado em 20/04/2022 17:21 / atualizado em 20/04/2022 17:22
 (crédito: STF/Divulgação)
(crédito: STF/Divulgação)

A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, não conteve o riso ao ler frases do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) proferidas contra do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta quarta-feira (20/4). Ela considerou as falas do parlamentar “vexatórias”, “inaceitáveis” e de “afronta à democracia”, mas começou a rir ao ler as palavras de Silveira.

“É inaceitável que um parlamentar diga que: ‘O povo entre no STF e agarre o Alexandre de Moraes pelo colarinho dele e sacuda a cabeça de ovo dele e o jogue numa lixeira’. É intolerável também que alguém atire tomates em ministros”, leu, rindo. Alexandre de Moraes também riu durante o trecho.

Essa foi a estreia de Lindôra Araújo nas sustentações orais no STF. Em outro momento do julgamento, a vice-PGR deu risada ao citar outra frase polêmica do deputado Daniel Silveira de fevereiro do ano passado, quando o parlamentar disse imaginar o ministro Edson Fachin levando uma surra.

Julgamento atrasado

O julgamento que analisa uma ação contra o deputado federal Daniel Silveira começou com mais de uma hora de atraso porque o advogado do parlamentar se recusou a apresentar o comprovante de vacina contra a covid-19. Com a situação, o presidente da Corte, Luiz Fux, determinou que fosse aplicado um teste do tipo PCR. O magistrado também noticiou o caso à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Silveira é réu por estimular atos antidemocráticos e ameaçar as instituições. A expectativa é de que o parlamentar seja condenado com pelo menos nove votos dos magistrados e se torne inelegível.



 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação