Impeachment

PDT protocola pedido de impeachment de Bolsonaro por indulto a Silveira

O pedido foi encaminhado à Câmara dos Deputados pelo presidente do partido, Carlos Lupi

Taísa Medeiros
postado em 22/04/2022 20:40
 (crédito: PDT Nacional/Divulgação)
(crédito: PDT Nacional/Divulgação)

O PDT encaminhou, em nome do presidente da legenda, Carlos Lupi, um pedido de impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). A denúncia ocorre em razão do decreto que concedeu graça constitucional ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). Silveira foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 8 anos e 9 meses de prisão, em regime inicial fechado.

No Twitter, o candidato à presidência pelo partido, Ciro Gomes, se manifestou, chamando a ação de “desgraça institucional”, um trocadilho com a chamada graça institucional.

Conforme o documento assinado por Lupi, o presidente Bolsonaro, ao conceder o indulto, “fere de morte o livre exercício do Poder Judiciário, no caso, o Supremo Tribunal Federal”. Além disso, ao conceder a graça ao deputado, o presidente teria ultrapassado “as etapas processuais nos autos da AP 1044 para conceder a graça independentemente do trânsito em julgado da sentença penal condenatória”, diz a denúncia.

O texto enumera que Bolsonaro feriu os princípios da separação dos poderes, do devido processo legal, da moralidade administrativa, na vertente do desvio de finalidade e da impessoalidade. Por fim, a legenda pede que sejam apurados os fatos e encaminhados aos poderes competentes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação