Eleições 2022

Lula diz que, se eleito, irá revogar sigilo de 100 anos de Bolsonaro

Para o ex-presidente petista, Bolsonaro 'vive de favor' e governa por meio de autoritarismo e decretos para atender interesses de terceiros

Ana Mendonça - EM
postado em 26/04/2022 19:14 / atualizado em 26/04/2022 19:14
Ex-presidente Lula (PT) durante entrevista para youtubers e mídia independente -  (crédito: Youtube/Reprodução)
Ex-presidente Lula (PT) durante entrevista para youtubers e mídia independente - (crédito: Youtube/Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira (26/4), que, caso seja eleito presidente, vai derrubar os decretos de sigilo de 100 anos impostos pelo governo para informações sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL).

A declaração foi dada durante entrevista coletiva para youtubers e mídia independente.

Para Lula, Bolsonaro “vive de favor” e governa por meio de autoritarismo e decretos para atender interesses de terceiros.

Pela primeira vez, o ex-presidente comentou sobre o perdão concedido pelo presidente ao deputado Daniel Silveira. Para ele, Bolsonaro fez “indulto fora de hora”.

“Ele vive de favor, fazendo decreto lei, fazendo indulto fora de hora, transformando qualquer coisinha que os filhos dele façam em sigilo de 100 anos. Tudo é sigilo de 100 anos. Mas preparem que nós vamos dar um jeito nisso.”

Antes, o ex-presidente também tinha dito que qualquer um que for eleito com orçamento secreto terá muita dificuldade de governar.

“Nunca antes na história do país tivemos um presidente tão rastejante diante do Congresso Nacional que nem o Bolsonaro. Ele não tem força nenhuma. Nem o orçamento, que é uma coisa do presidente, executar ele executa. Quem executa é o presidente da Câmara e do Senado.”

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação