Pandemia

Lula: 'Governo Bolsonaro deve ser responsabilizado por mortes na pandemia'

Ex-presidente disparou diversas críticas ao mandado de Jair Bolsonaro

Vinícius Prates - Estado de Minas
postado em 26/04/2022 19:09 / atualizado em 26/04/2022 19:10
Lula afirmou que o chefe do Executivo. juntamente do seu governo, deve ser responsabilizado por pelo menos metade das mortes na pandemia -  (crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil )
Lula afirmou que o chefe do Executivo. juntamente do seu governo, deve ser responsabilizado por pelo menos metade das mortes na pandemia - (crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil )

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a gestão do Presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia, na manhã desta terça-feira (26/4). Pelo do Twitter, Lula afirmou que o chefe do Executivo e seu governo devem ser responsabilizados por pelo menos metade das mortes na pandemia. 

Segundo o ex-presidente, Bolsonaro desrespeitou a Organização Mundial da Saúde, além dos trabalhadores da saúde. "É só olhar os ministros da Saúde que escolheu. A existência do SUS foi importante. Quando necessitamos, o SUS estava pronto", declarou Lula na rede social.

O petista disse ainda que a saúde tem que se tornar uma questão de prioridade no Brasil. "O SUS tem competência para fazer distribuição de remédios muito bem, mas eles desmontaram o Farmácia Popular", declarou.

Além das críticas relacionadas à pandemia da COVID-19, o ex-presidente também criticou a gestão de Jair Bolsonaro ao longo do mandato.

"Tenho 76 anos de idade, faço política há 50, e nunca vi uma situação como a que vivemos agora. Não temos um presidente da República. Ele vive de desrespeitar o povo, as instituições, não respeitou a ciência na pandemia. Vive no mundo da mentira que ele construiu", escreveu em seu Twitter.

Para Lula, o Brasil precisa de um governo que cuide do povo, "palavras que não combinam com o governo atual", pontuou. 


Em relação á população, Lula disse qcreditar que o brasileiro tem desejo de participar do governo . "Quer participar do governo, das decisões. E é preciso criar mecanismos para que a sociedade organizada participe, para não termos um governo com decretos" declarou o ex-presidente.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação