DESOBEDIÊNCIA

Silveira se recusa a cumprir intimação do Supremo sobre uso da tornozeleira

Segundo Daniel Silveira, ele estaria cumprindo o "decreto do presidente da República"

Deborah Hana Cardoso
 Taísa Medeiros
postado em 04/05/2022 16:39 / atualizado em 04/05/2022 16:39
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

O deputado federal condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Daniel Silveira (PTB-RJ) — que recebeu a graça constitucional do presidente Jair Bolsonaro (PL) — se recusou a receber o mandado de intimação de um oficial de Justiça um dia após o ministro Alexandre de Moraes determinar o pagamento de multa de R$ 405 mil por descumprimento do uso da tornozeleira eletrônica. Com a aplicação da multa, o ministro determinou o bloqueio de bens nesse valor nas contas de Silveira.

A tentativa de cumprimento do mandado de intimação foi feita nesta manhã em seu gabinete na Câmara dos Deputados. De acordo com o jornal O Globo, a oficial de Justiça relatou que, "ao encontrá-lo e me identificar como oficial de Justiça do Supremo, ele se recusou a receber o mandado e afirmou que ‘não vai mais usar tornozeleira, pois está cumprindo o Decreto do Presidente da República’", contou.

Na decisão de Moraes, ele afirmou que, diante da recusa de Silveira em colocar a tornozeleira, decidiu abrir um inquérito por desobediência e aplicar uma multa diária de R$ 15 mil. Moraes escreveu que o desrespeito de Silveira às cautelares impostas pelo plenário do Supremo Tribunal Federal revelam “seu completo desprezo pelo Poder Judiciário”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação