GOVERNO

TCU pede que TSE investigue contratação milionária de pesquisa por governo

Secom contratou duas agências por mais de R$ 13 milhões para avaliar gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL)

Luana Patriolino
postado em 05/05/2022 17:43 / atualizado em 05/05/2022 17:44
 (crédito:  Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)
(crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

O Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) monitore uma pesquisa milionária encomendada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para avaliar sua própria gestão. A Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal contratou duas agências, no valor total de R$ 13,5 milhões.

Segundo o TCU, Bolsonaro pode estar fazendo um uso eleitoreiro da máquina pública. A contratação das empresas foi alvo de representação apresentada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP).

O relator do processo no TCU, ministro Walton Alencar Rodrigues, destacou a possibilidade de indícios de desvio de finalidade na pesquisa encomendada pelo governo.

“É forçoso reconhecer que os resultados obtidos em pesquisa de opinião tão ampla têm clara utilidade para elaboração de campanhas eleitorais e para balizamento dos comportamentos dos candidatos”, apontou.

Rodrigues ainda acrescentou que a pesquisa deve ser alvo de investigação, em razão do ano eleitoral.

“Dado o momento de realização da contratação, no último ano do atual governo, e suas características, não é possível afastar o risco de que os resultados das pesquisas sejam utilizados de forma indevida, para subsidiar a campanha eleitoral do excelentíssimo senhor presidente da República, que é, notoriamente, candidato à reeleição”, disse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação