Minas Gerais

Lula aos jovens: "Parem com essa bobagem de dizer 'eu não gosto de política'"

Em discurso nesta terça (10/5), em Contagem, Minas Gerais, o ex-presidente acenou aos jovens e também a empresários

Victor Correia
postado em 10/05/2022 14:31 / atualizado em 10/05/2022 14:33
 (crédito: Reprodução/YouTube)
(crédito: Reprodução/YouTube)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu aos jovens nesta terça-feira (10/5) que "parem com essa bobagem de dizer 'eu não gosto de política'". A fala foi dada na cidade de Contagem, Minas Gerais, em discurso no qual o presidenciável também fez acenos a empresários. O estado é o primeiro visitado após o lançamento oficial da chapa de Lula-Alckmin.

"Parem com essa bobagem de dizer 'eu não gosto de politica'. Quem gosta que vocês digam isso são os ricos e poderosos deste país", afirmou o ex-presidente. "Se você não gosta de política, se você acha que eu não presto (...) Então, entre na política, porque o político bom está dentro de você."

Ainda acenando à parcela mais jovem do eleitorado, Lula afirmou que "estudar é a coisa mais sagrada que vocês precisam fazer", e que não existe uma nação desenvolvida que não tenha investido nas áreas de educação, ciência e tecnologia.

Aceno a empresários

Em seu discurso, o petista também fez acenos ao empresariado, setor no qual tem certa dificuldade em conquistar apoio.

"Os empresários vão ganhar mais dinheiro, vocês vão ganhar mais salário, vão ganhar mais educação, vão ganhar mais saúde", disse Lula. "A lógica do empresário é que ele faz investimento para ter retorno. Mas ele precisa também de consumidor, pessoas com recurso para comprar o que ele produz. E se ele encomendar mais produtos da fábrica, a fábrica gera mais emprego. E a roda da economia gira."

O evento em Contagem foi sediado pelo empresário Mário Valadares, sócio proprietário de um shopping popular da cidade, que fez elogios ao petista. O empresário chegou a comparar o ex-presidente com o líder político sul-africano Nelson Mandela.

"Será que o Lula pode ser o novo Mandela? Não. O Lula é muito maior do que Mandela, porque o Lula foi preso injustamente, como Mandela, mas o que o Mandela fez pela África do Sul? Nada, perto do que o Lula fez pelo Brasil", afirmou Valadares.

O ex-presidente Lula também falou sobre o seu vice em 2022, José Alencar, e como ele sinalizou sua disposição a se aproximar do setor empresarial. "Eu posso dizer com orgulho (...) acho que nunca um presidente da República no mundo teve um vice na qualidade que eu tive com o José Alencar. Ele era uma alma da mais extraordinária bondade."

A Mário Valadares, Lula fez um pedido: "Você conversa com os seus amigos empresários. Diz que 'o Lula não quer tomar a nossa fábrica'. (...) 'O Lula quer salário justo. O Lula quer emprego'".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação