Eleição presidencial

Simone Tebet afirma que vai manter candidatura mesmo sem apoio de Doria

A pré-candidata pelo MDB, Simone Tebet, disse, nesta segunda (16/5), que manterá sua candidatura se Doria rejeitar resultado de reunião da terceira via na próxima quarta-feira

Victor Correia
postado em 16/05/2022 16:44 / atualizado em 16/05/2022 17:46
 (crédito: Divulgação/Assessoria Simone Tebet)
(crédito: Divulgação/Assessoria Simone Tebet)

A senadora e pré-candidata ao Planalto Simone Tebet (MDB) afirmou, nesta segunda-feira (16/5), que, se for escolhida como a cabeça de chapa da terceira via na reunião de quarta-feira (18), manterá a candidatura, mesmo que o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) e seu partido rejeitem a decisão.

A declaração ocorre após movimentação de Doria no fim de semana para questionar as pesquisas encomendadas pelas diretorias do PSDB, do MDB e do Cidadania. O ex-governador afirmou, em carta enviada ao presidente tucano, Bruno Araújo, que não desistirá da candidatura e usará "todas" as "forças" para fazer valer o resultado das prévias realizadas pelo partido.

“Nós aceitamos as regras do jogo, e na quarta nós teremos o resultado dela. O resultado há de ser cumprido”, disse a senadora em sabatina organizada nesta segunda (16/5) pela Associação Comercial de São Paulo. "Com ou sem frente democrática, se meu nome for escolhido e outros resolverem, 'Ah, não aceito as regras do jogo', tentar judicializar, é um direito que lhes assiste. Eu continuo pronta para falar para o Brasil”.

Racha no "centro democrático"

Doria sinalizou pode recorrer à Justiça Eleitoral caso não seja o candidato do PSDB. Os líderes do PSDB, MDB e Cidadania decidiram em conjunto utilizar uma pesquisa eleitoral encomendada pelos três partidos para definir quem seria o cabeça da chapa unificada.

O ex-governador de São Paulo, porém, declarou que as pesquisas “refletem o momento” e não podem “servir para guiar os destinos" do PSDB nas eleições. Doria é o segundo candidato com maior rejeição nas pesquisas, atrás apenas de Jair Bolsonaro (PL).

Tebet afirmou ainda que, caso a pesquisa aponte Doria como a melhor opção, “obviamente que eu tenho que ceder e observar as regras”. “Eu estou pronta para aceitar o resultado. E eu aceitei as regras do jogo, deixei ao presidente do meu partido o poder de decidir. Não sei o que está sendo feito, não conheço a pesquisa, não sei os critérios dela e não me interessa”, disse ainda a senadora.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação