ALESP

Arthur do Val é cassado por falas sexistas contra ucranianas

Conhecido como Mamãe Falei, o deputado estadual de São Paulo perdeu o mandato por 73 votos sim contra nenhum não

Cristiane Noberto
postado em 17/05/2022 18:18 / atualizado em 17/05/2022 19:34
 (crédito: ALESP/DIVULGAÇÃO)
(crédito: ALESP/DIVULGAÇÃO)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) decidiu pela cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val. A sessão extraordinária foi convocada para a tarde desta terça-feira (17/5). Para que o parlamentar perdesse o mandato precisaria apenas de maioria simples, com 48 votos.

Conhecido como Mamãe Falei, o parlamentar também perdeu os direitos políticos por oito anos, segundo a lei de inelegibilidade, e o pedido foi aprovado pelo Conselho de Ética da Casa Legislativa por unanimidade e transformado num projeto de resolução para votação em plenário.

Foram 73 votos sim e nenhum não. O pedido para que a votação nominal fosse feita em plenário foi aprovada pelo Conselho de Ética da Casa Legislativa por unanimidade.

 A ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil Fabiana Tronenko e sua filha Mariana, acompanharam a votação. Pelas redes sociais, a brasileira escreveu que “esse momento representará o fim da impunidade legislativa, e principalmente, um marco da justiça para todas as mulheres do mundo, ofendidas pelos comentários xenofóbicos, machistas e racistas do ex-deputado. Principalmente as mulheres ucranianas”.


O advogado de Do Val, Paulo Henrique Bueno, ao fazer a defesa afirmou que era um momento triste para a Alesp, haja vista que, “independentemente da pessoa que está sendo julgada neste momento é sim, de se refletir sobre a democracia, sobre onde está caminhando a nossa política os nossos mandatários, nosso representantes do povo”.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação