ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Lula abre 21 pontos sobre Bolsonaro e venceria no primeiro turno

A pesquisa desta quinta-feira (26/5) é a primeira feita pelo instituto após os pré-candidatos Sergio Moro (União Brasil) e João Doria (PSDB) desistirem de concorrer ao Palácio do Planalto

Roberto Fonseca
Talita de Souza
Pedro Grigori
postado em 26/05/2022 18:19 / atualizado em 26/05/2022 19:23
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press e AFP)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press e AFP)

Caso as eleições fossem realizadas nesta quinta-feira (26/5), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria a corrida pelo Palácio do Planalto ainda no primeiro turno, com 48% dos votos. A pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada hoje, apontou uma vantagem de 21 pontos de Lula contra o segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que teve 27% de preferência dos entrevistados. 

A vitória do ex-chefe do Executivo petista se daria por ter a maior parte das intenções de votos válidos, visto que todos os outros pré-candidatos, juntos, somam 40% da preferência dos entrevistados. Ciro Gomes aparece como terceira opção mais votada, com 7% dos votos. A porcentagem é a mesma para os entrevistados que afirmaram que votarão em branco ou anularão o voto.

O levantamento ainda registrou que 4% de entrevistados ainda não sabem em quem votar. André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) alcançaram 2% dos votos e Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU), 1%. Já Felipe d'Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (Democracia Cristã), Luciano Bivar (União Brasil), e General Santos Cruz (Podemos) não chegaram a 1% das intenções. 

Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26/5), Lula lidera com 48% dos votos, seguido por Bolsonaro, com 27%
Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26/5), Lula lidera com 48% dos votos, seguido por Bolsonaro, com 27% (foto: CB/DA PRESS)

A pesquisa desta quinta-feira (26/5) foi a primeira feita pelo instituto após a desistência do ex-juíz Sergio Moro (União Brasil) e do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB). Feito entre quarta (25/5) e quinta-feira (26/5), o levantamento entrevistou 2.556 pessoas, acima de 16 anos, em 181 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S.Paulo e está registrado noTribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05166/2022.

De acordo com o Datafolha, a nova pesquisa não é diretamente comparável à anterior, realizada em 22 e 23 de março, por aplicar cenários distintos, excluindo pré-candidatos que deixaram a disputa e adicionando nomes que passaram a ser apresentados pelas legendas.

O desempenho de Lula também cresceu na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes dos pré-candidatos para os entrevistados. Ele foi apontado como preferência de 38% dos entrevistados, enquanto Bolsonaro foi lembrado por 22%. Em março,a intenção de votos nesta modalidade de pesquisa era de 30% para o petista de 23% para o chefe do Executivo.

De acordo com o instituto, a marca do petista é a melhor desde o início das pesquisas da instituição, em maio de 2021. Ciro foi lembrado por 2% dos entrevistados e Tebet, 1%, na espontânea. 

A taxa de indecisos na espontânea também mostra uma redução em comparação a março: agora, 29% não escolheram um candidato até o momento, contra 32% há dois meses.

  • Former President (2003-2010) Luiz Inacio Lula da Silva (L) and former Sao Paulo's Governor (2001-2006 and 2011-2018) Geraldo Alckmin (R) talk during a meeting with representatives of political parties that support their presidential campaign for the October elections, in Sao Paulo, Brazil, on May 23, 2022. (Photo by NELSON ALMEIDA / AFP) Caption AFP
  • Presidente Jair Bolsonaro (PL) ALAN SANTOS/PR
  • 30/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Sede do PDT. 1 Convenção Nacional Cristãos Trabalhistas. com a presença do pré candidato a presidência da república Ciro Gomes. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • O deputado federal André Janones foi entrevistado por jornalistas do Estado de Minas na sede do jornal, em BH Jorge Lopes/EM/D.A Press - 15/3/2022
  • 25/05/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Politica. Coletiva de Impresa da Senadora e Pre-Candidata a Presidencia da Republica -MDB Simone Tebet. Ed Alves/CB
  • Pablo Marçal possui mais de 2 milhões de seguidores Instagram/Reprodução
  • Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado, candidata presidencial do PSTU Marcello Casal Jr/Agência Brasil
  • Leonardo Péricles, do UP: "Nossa pré-candidatura é para dar voz às vilas, favelas e ocupações urbanas" Willian Dias
  • Luciano Bivar, ao lado de ACM Neto: a já esperada decisão do União amplia o leque de opções do autoproclamado centro democrático Flickr/União Brasil
  • Pré-candidato à presidência da República, o cientista política Felipe D'avila disse que pretende privatizar a Petrobras no primeiro dia de governo. Raphael Felice/CB/DA.PRESS

 

Preferência por Lula é maior entre mulheres, pretos, católicos e jovens 

O ex-presidente Lula tem maior capital de votos entre mulheres, com 49% das intenções ante 23% de Bolsonaro. Maioria dos eleitores entre 16 a 24 anos também preferem o petista: 58% deles votarão em Lula, contra 21% que darão a chance do presidente ser reeleito. 

Maioria de pretos (57%) e católicos (54%) também escolheram Lula para comandar o país pelos próximos quatro anos. Já Bolsonaro é preferência de evangélicos (39% contra 36% de Lula) e empresários (56% a 23%). 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação