Pernambuco

Após chuvas, Bolsonaro anuncia crédito sem juros a inscritos do BPC em PE

Governo federal irá antecipar parcelas do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a todos os afetados pelos temporais. "Independente da coloração partidária, todos estamos obviamente tristes", disse Bolsonaro

Cristiane Noberto
postado em 30/05/2022 11:03 / atualizado em 30/05/2022 11:28
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Após sobrevoar as áreas atingidas pelas chuvas em Pernambuco, o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou na manhã desta segunda-feira (30/5) que o governo federal irá antecipar parcelas sem incidência de juros a inscritos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a todos os afetados pela catástrofe natural. Até o momento, segundo o governo do estado, ao menos 87 pessoas morreram e há 56 desaparecidos. 

“Vamos falar sobre a questão do BPC, aqueles que quiserem empréstimo do BPC poderão fazer. Vamos dar apoio aos municípios, ou seja, só o governo federal não é que está na frente, mas está sempre alerta para atender a população em qualquer situação, independente de pedido de autoridades locais”, afirmou em coletiva de imprensa.

Bolsonaro também lamentou a situação. “Independente da coloração partidária, todos estamos obviamente tristes. Manifestamos nossos votos de pesar aos familiares. Nosso objetivo maior é confortar os familiares e, por meios materiais, também atender a população”, disse.

Recursos em até cinco dias

Ao lado de Bolsonaro, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou anistia de parcelas bem como liberação de recursos. “Nós faremos imediatamente a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em até cinco dias, e pausas em até três meses para todas as linhas de crédito para pessoas físicas micro e pequenas empresas. Além disso, os créditos atuais podem ser postergados por até três meses. A Caixa fará todos os pagamentos pelo celular, qualquer transferência de renda e programas. Nós temos várias agências alagadas, e mesmo assim faremos o atendimento”, destacou.

Em razão das chuvas ocorridas em Pernambuco nos últimos dias, nove municípios já decretaram estado de emergência. O número de desabrigados chega perto de 4 mil. De acordo com a MetSul Meteorologia, o desastre é resultado de 700mm de chuvas acumuladas no mês, mais do que o dobro da média para o período.

Os dados mostram que os volumes no mês de maio estão acima da média histórica — até sábado (28), era de 510mm em São Lourenço da Mata, 535mm em Cabo de Santo Augustinho, 558mm em Igarassu, 631mm em Abreu e Lima, 635mm em Olinda, 660mm em Jaboatão dos Guararapes e 693mm em Recife.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação