Eleições 2022

"Não há força humana capaz", diz Ciro sobre desistir de candidatura

O pré-candidato pelo PDT, Ciro Gomes, disse em sabatina ao Correio nesta terça-feira (31/5) ter o "diagnóstico" dos problemas enfrentados pelo brasileiro, e citou pontos-chave de seu Plano Nacional de Desenvolvimento

Taísa Medeiros
postado em 31/05/2022 12:53 / atualizado em 31/05/2022 22:14
 (crédito: Reprodução/YouTube)
(crédito: Reprodução/YouTube)

O pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, é o terceiro postulante a participar da sabatina realizada pelo Correio nesta terça-feira (31/5). Ciro, que participou virtualmente do evento, comentou sobre a possibilidade de desistência da candidatura — ventilada até mesmo por colegas de partido.

“Não há força humana capaz de abalar a minha disciplinada decisão que tenho de dar ao povo uma alternativa. Que Deus abençoe essa grande nação”, disse Ciro, na sabatina.

O pré-candidato, que tem longa trajetória política, em cargos do Legislativo e do Executivo, diz que possui um diagnóstico para os problemas enfrentados pelos brasileiros. “A causa da tragédia se deve ao modelo econômico e ao modelo de governança política. Pela primeira vez numa década inteira crescemos zero. A vida do povo é estressada pela volta pesada da inflação brasileira, fazendo com que constantemente a taxa de juros brasileira seja a maior do mundo”, apontou Ciro, que definiu o “modelo de governança política” como a promoção da corrupção. O ex-ministro da Fazenda disse também ter a “terapia” para tal diagnóstico.

Mais do mesmo

Ciro declarou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à frente nas pesquisas, oferecem “mais do mesmo” em suas campanhas para as eleições de outubro. Quando questionado sobre de que maneira mudaria a situação posta, o pedetista mostrou o livro em que desenvolve o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), elaborado por sua equipe, intitulado Projeto nacional: O dever da esperança.

“Em vez de o Brasil ter uma meta de inflação, temos que ter uma meta de crescimento econômico”, disse.

Segundo Ciro, haveria metas intermediárias de cinco em cinco anos. “Além disso, algumas metas de curto prazo estão anunciadas: é possível gerar cinco milhões de empregos em dois anos. Colocaremos uma grande comissão que irá acompanhar o desenvolvimento disso. Ajudar a família a superar o explosivo endividamento, e partir para uma reindustrialização do país, para que a gente dê um passo seguinte para uma economia industrial”, explica o pré-candidato, que garante que todo o processo seria orçamentado e transparente.

  • Sabatina Correio Eleições 2022-Ciro Gomes Ed Alves/DA Press
  • Sabatina Correio Eleições 2022-Ciro Gomes Ed Alves/DA Press
  • Sabatina Correio Eleições 2022-Ciro Gomes Ed Alves/DA Press

Sabatina

O Correio recebeu os pré-candidatos à Presidência nesta terça-feira para uma sabatina, na sede do jornal. Cada participante terá em torno de 50 minutos para responder perguntas sobre temas que interessam à toda a sociedade, como situação da economia, trabalho, direitos, segurança pública, saúde e educação. O evento foi transmitido ao vivo pelo site e por todas as redes sociais do jornal.

Assista a sabatina de Ciro (PDT) na íntegra:

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação