Sabatina

Em caso de privatização da Eletrobras, "eu tomo de volta", diz Ciro Gomes

Pedetista que concorre ao Planalto participou de sabatina realizada pelo Correio nesta terça-feira (31/5)

Taísa Medeiros
postado em 31/05/2022 14:27 / atualizado em 31/05/2022 22:16
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O pedetista e pré-candidato ao Planalto, Ciro Gomes se posicionou contra a privatização da Eletrobras, durante sabatina realizada pelo Correio Braziliense, nesta terça-feira (31/5). Ciro apontou que “há uma omissão indesculpável do Congresso brasileiro e do Supremo Tribunal Federal”, que teriam descoberto “um caminho absolutamente tortuoso para entregar o capital público brasileiro para interesses privados”, disse o ex-ministro a respeito do projeto cujos vetos presidenciais ainda pendem da avaliação no Congresso.

O pré-candidato disse que, caso seja eleito, mudará a maneira de calcular a tarifa de energia, que hoje é feita baseada no dólar. Essa seria “outra mamata” que Ciro afirma suspender. “Vão fazer o diabo para não deixar eu chegar lá [...], por isso é que eu vou até o fim: porque eu tenho segurança que o povo brasileiro vai acordar e vai ver o tamanho da canalhice que é vítima, nesses tempos trágicos que o Brasil está vivenciando. [...] Se fizerem isso, eu tomo de volta, mas não tem conversa. Pagarei as devidas indenizações, porque nosso país é sério”, pontuou.

Ciro aponta que haverá aumento da conta de luz caso a proposta seja sancionada. “É um crime que meteram jabutis ali que vão encarecer dramaticamente a conta de energia do povo, que só aqui em Fortaleza, subiu 25% em uma pancada só, sendo que nenhum dos custos da produção de energia brasileira cresceu sequer 5%. Canalhamente — lá vai a veemencia de Ciro Gomes — indexaram as tarifas de energia do povo brasileiro em dólar. E todo mundo aqui ganha em real”, criticou.

Sabatina

O Correio recebeu os pré-candidatos à Presidência nesta terça-feira para uma sabatina, na sede do jornal. Cada participante terá em torno de 50 minutos para responder perguntas sobre temas que interessam à toda a sociedade, como situação da economia, trabalho, direitos, segurança pública, saúde e educação. O evento foi transmitido ao vivo pelo site e por todas as redes sociais do jornal.

Assista a sabatina de Ciro (PDT) na íntegra:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação