SABATINA CORREIO

Ciro critica governos de Lula, Bolsonaro e FHC: "Nenhuma reforma estrutural"

Pré-candidato pelo PDT, Ciro Gomes disse em sabatina ao Correio, nesta terça-feira (31/5), que os ex-presidentes tinham "o país na mão" e não aproveitaram apoio do Congresso para realizar reformas

Taísa Medeiros
postado em 31/05/2022 15:14 / atualizado em 31/05/2022 22:20
 (crédito: Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Durante sabatina do Correio Braziliense, o pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, teceu críticas a ex-presidentes do Brasil e aos concorrentes dele no pleito de outubro. Conforme explanou Ciro, logo após a eleição, o presidente eleito tem “seis meses mágicos”, em que pode fazer “tudo o que quiser". 

“Todos nós conhecemos como opera um presidencialismo à brasileira. Tem ali seis meses mágicos, em que o presidente da República, depois de ser eleito, tem o país na mão. O Congresso é extremamente generoso em agasalhar absolutamente tudo que o presidente queira fazer. Relembremos, Fernando Henrique Cardoso, com o real, tinha o país na mão para fazer o que bem quisesse e entendesse, não propôs nada naquele primeiro ano de mandato, trocou a reforma do país pela reeleição, e a partir daí nós sabemos o desgaste que aconteceu”, criticou.

Ciro também apontou o mesmo caso vivido pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva. “Chegou a frequentar 85% de popularidade, mas não teve concepção, não propôs absolutamente nada. Nem o FHC, nem o Lula, nem a Dilma: nenhum propôs nenhuma reforma estrutural para o país”, disse. O ex-ministro da Fazenda afirmou que, caso seja eleito, aproveitará o que chamou de “momento plebiscitário” para negociar e aprovar projetos.

O pré-candidato negou que tais observações sejam ataques a uma ou outra figura. “Estou mostrando que a governança política de Jair Bolsonaro, Lula e FHC são rigorosamente as mesmas”, defendeu. Ciro disse que, embora Lula e Bolsonaro sejam pessoas diferentes ideologicamente, “estão cada vez mais iguais”.

“Gabinete do ódio, comportamento fascista, roubalheira, corrupção. Tudo isso, infelizmente, é um traço comum de Bolsonaro do Lula. Claro, Lula está no campo da democracia, Bolsonaro está no campo da não-democracia, isso faz uma diferença importante. Mas no resto é tudo igual”, concluiu.

Acompanhe:

Sabatina

O Correio recebeu os pré-candidatos à Presidência nesta terça-feira para uma sabatina, na sede do jornal. Cada participante terá em torno de 50 minutos para responder perguntas sobre temas que interessam à toda a sociedade, como situação da economia, trabalho, direitos, segurança pública, saúde e educação. O evento foi transmitido ao vivo pelo site e por todas as redes sociais do jornal.

Assista a sabatina de Ciro Gomes (PDT) na íntegra:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação