Congresso Nacional

Arthur Lira e Glauber Braga discutem na Câmara: "O senhor não tem vergonha?"

Lira ameaçou retirar Glauber da sessão e o psolista disse que o presidente da Casa não teria poder para tanto

Correio Braziliense
postado em 01/06/2022 02:10 / atualizado em 01/06/2022 02:11
O clima esquentou em pleno plenário da Casa -  (crédito: Reprodução/Twitter)
O clima esquentou em pleno plenário da Casa - (crédito: Reprodução/Twitter)

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ), durante a sessão desta terça-feira (31/5), discutiram em meio a votação da medida provisória (MP) 1.095/2021 que altera os incentivos para indústria química e favorece a produção de fertilizantes — no plenário da Câmara dos Deputados.

Enquanto os deputados votavam a MP, um representante do Psol foi chamado a se posicionar sobre a matéria, então Glauber disparou: “O senhor Arthur Lira, eu queria saber se o senhor não tem vergonha. Gostaria de saber se o senhor não tem vergonha?”. O microfone ficou mudo.

Lira respondeu: “Não vou abrir o microfone. Vossa Excelência não pode fazer isso. O senhor pode perder a liderança se faltar com respeito do mesmo jeito. Lhe peço só que se contente. Não vou lhe calar. Faça suas críticas, faça seus comentários, mas não venha com palavras de baixo calão, porque só falta o senhor chamar qualquer deputado para (a) briga neste plenário. O senhor está exagerando há muito tempo. Então, se atenha ao que é justo, mantenha o respeito necessário. Se o senhor faltar com respeito, não lhe darei a palavra. O senhor vai ao Supremo (Tribunal) Federal buscar o direito que o senhor quer”.

Após isso, o presidente da Casa, continuou a pedir que outros representantes de outras legendas se manifestassem no plenário, mas Glauber continuava a gritar. E as farpas seguiram. “Tem que ter decoro neste plenário, rapaz. Não vai tumultuar a sessão sozinho. Vossa Excelência, pelo que disse aqui, já responderá no Conselho de Ética”, disse Lira.

Lira reiterou que o psolista não tinha o direito regimental de falar naquele instante. E afirmou: “É useiro e vezeiro de descortês, descumprimento de regimento, absolutamente desrespeitoso neste plenário e não ganhará no grito, deputado Glauber”, afirmou.

Após isso, Glauber rebateu: “Não adianta que não vou deixar de fazer uso da palavra, não vou ser calado por um ditador nessa sessão”. Lira ameaçou retirar Glauber da sessão e o psolista disse que o presidente da Casa não teria poder para tanto.

A esposa de Glauber e deputada Sâmia Bomfim (Psol-RJ), também chegou a discutir com outros colegas no plenário. Em meio a discussão, Lira voltou a criticar Braga, mas acabou permitindo que o psolista usasse a tribuna.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação