Presidência da República

Rodrigo Pacheco assume a Presidência da República até sábado (11/6)

De acordo com o artigo 80 da Constituição Federal, na ausência do vice-presidente e do presidente da Câmara dos Deputados, ocupa o cargo o presidente do Senado. É a segunda vez que Pacheco fica na liderança do país

Tainá Andrade
postado em 08/06/2022 23:33 / atualizado em 08/06/2022 23:35
 (crédito:   Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília -)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília -)

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal, assumiu interinamente a Presidência da República nesta quarta-feira (8/6). O parlamentar segue no cargo até sábado (11), enquanto Jair Bolsonaro estará nos Estados Unidos para a Cúpula das Américas. 

No lugar de Pacheco, assumirá o 1º vice-presidente da Casa, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

Os outros nomes na linha sucessória para a chefia do Executivo também estão fora do Brasil. O vice-presidente, Hamilton Mourão, que deveria assumir o comando do cargo, está em visita oficial à Espanha, até o sábado. O próximo da linha sucessória na ausência do chefe do Executivo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acompanhou Bolsonaro no evento internacional.

Em agenda oficial, Pacheco comparecerá, na sexta-feira (10/6), nas festas junina de São João de Campina Grande, na Paraíba, e João Pessoa. Essa é a segunda vez que o presidente do Senado assume a liderança do país seguindo as regras estabelecidas no artigo 80 da Constituição.



 


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação