Corrupção

Milton Ribeiro deixa a sede da PF em São Paulo após habeas corpus

Ex-ministro da Educação foi solto após decisão de desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região nesta quinta-feira (23/6)

Victor Correia
postado em 23/06/2022 15:35
 (crédito: Reprodução )
(crédito: Reprodução )

O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro deixou, na tarde desta quinta-feira (23/6), a sede da Polícia Federal (PF) em São Paulo, onde estava desde sua prisão, em Santos, na manhã de ontem. A prisão foi revogada pelo desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), junto com a de outros quatro presos na operação Acesso Pago, que investiga suspeita de corrupção no Ministério da Educação e Cultura (MEC).

A informação foi confirmada pelo Correio com o advogado de Ribeiro, Daniel Bialski. Segundo a defesa, o ex-ministro está "indo encontrar a família" após revogação da prisão.

Audiência suspensa

A decisão do desembargador Ney Bello foi tomada na manhã de hoje e enviada com urgência à 15ª Vara Federal de Brasília, que decretou as prisões. O magistrado argumenta, em sua decisão, que Milton Ribeiro não faz parte mais do governo atual e que os fatos investigados não são atuais, o que não justifica sua prisão.

"Por derradeiro, verifico que além de ora paciente não integrar mais os quadros da Administração Pública Federal, há ausência de contemporaneidade entre os fatos investigados — 'liberação de verbas oficiais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação direcionadas ao atendimento de interesses privados' — supostamente cometidos no começo deste ano, razão pela qual entendo ser despicienda a prisão cautelar combatida", diz o documento.

Milton Ribeiro passou a noite na sede da PF na capital paulista, e tinha audiência de custódia marcada para esta tarde. Com a soltura, porém, a audiência foi suspensa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação