Eleições 2022

Datafolha: Lula abre 19 pontos sobre Bolsonaro e venceria no 1º turno

O petista registrou 47% dos votos contra 28% do atual presidente; Bolsonaro subiu um ponto percentual desde a última amostragem da Datafolha, em 26 de maio

Pedro Grigori
postado em 23/06/2022 18:09 / atualizado em 23/06/2022 18:41
 (crédito: NELSON ALMEIDA e Patrick T. FALLON / AFP   )
(crédito: NELSON ALMEIDA e Patrick T. FALLON / AFP )

A nova pesquisa Datafolha — encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e registrada Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 09088/2022 —, divulgada nesta quinta-feira (23/6), mostrou como está o cenário eleitoral para o pleito a pouco mais de 100 dias das eleições. O ex-presidente Lula (PT) abriu 19 pontos percentuais sobre o principal opositor, Jair Bolsonaro (PL). O petista chegou a 47%, e venceria as eleições no primeiro turno, já que apresenta uma intenção de voto maior do que a de todos os concorrentes juntos. Bolsonaro marcou 28%. 

A amostragem reforçou também o cenário de polarização. O segundo pelotão, liderado por Ciro Gomes (PDT), está 20 pontos percentuais abaixo dos lideres. O pedetista marcou 8%. O postulante do Avante ao Palácio do Planalto, André Janones, tem 2%. A candidatura da emedebista Simone Tebet não decolou, ao contrário, caiu um ponto percentual e marcou apenas 1% — mesmo percentual de Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU).

Estavam ainda na pesquisa os nomes de Felipe d'Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB) Leonardo Péricles (UP), Eymael (Democracia Cristã), Luciano Bivar (União Brasil) e General Santos Cruz (Podemos). Os candidatos não pontuaram.  

 

A pesquisa mostrou poucas alterações em relação ao cenário exibido na última amostragem do Datafolha, divulgada em 26 de maio. Lula e Tebet caíram um ponto, enquanto Bolsonaro e Ciro subiram um ponto percentual. 

A pesquisa foi a campo na quarta (22/6) e quinta-feira e ouviu 2.556 eleitores em 181 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação