ELEIÇÕES

Grupos contrários a Bolsonaro se organizam para esvaziar convenção do PL

O "ataque" foi articulado em grupos de WhatsApp, que difundiram mensagens estimulando as inscrições em massa

Vinicius Doria
postado em 20/07/2022 06:00
 (crédito: Ed Alves-D.A Press)
(crédito: Ed Alves-D.A Press)

Uma avalanche de inscrições para participar da convenção nacional do PL, que homologará a candidatura de Jair Bolsonaro à reeleição, travou os computadores do partido, na manhã de ontem. A equipe de informática da pré-campanha do presidente identificou que o elevado número de acessos teve origem em grupos antibolsonaristas, cujo objetivo era esvaziar o encontro da legenda, marcado para domingo, no Maracanazinho, no Rio de Janeiro.

O “ataque” foi articulado em grupos de WhatsApp, que difundiram mensagens estimulando as inscrições em massa. Uma das mensagens, intitulada “Um protesto pacífico”, diz que se inspirou em um episódio semelhante que, em 2020, esvaziou um comício do então presidente Donald Trump em Tulsa, Oklahoma.

“Em 2020, Trump organizou sua convenção de forma aberta em um estádio. A juventude antifacista dos EUA se organizou pela plataforma reddit.com e reservou todos os ingressos. No dia da convenção, o estádio estava vazio e Trump ficou furioso. Agora, Bolsonaro está organizando sua convenção no Maracanazinho e liberou ingressos gratuitos. Retirei meu ingresso, mas não vou. Será uma pessoa a menos nesse evento. Se todos nós retirarmos um ingresso, a convenção será esvaziada”, dizia a mensagem.

Nas redes sociais, grupos bolsonaristas reclamaram da dificuldade de acessar a ficha de inscrição da convenção, acusaram o “ataque” e pediram providências ao PL.

A equipe de TI da campanha da reeleição conseguiu estabilizar o sistema e informou que as inscrições passarão por um filtro, com a ajuda de um programa de inteligência artificial para bloquear os ingressos distribuídos a opositores do presidente, por meio dos endereços de IP. Também haverá checagem direta em redes sociais de quem conseguiu ingressos, para identificar apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os contemplados.

O PL espera 10 mil pessoas no Maracanazinho. Os portões serão abertos às 8h30, e Bolsonaro é esperado para discursar às 11h, encerrando o evento. Há a possibilidade de que a primeira-dama Michelle também discurse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.