Eleições 2022

MDB dá início à votação para confirmar candidatura de Tebet ao Planalto

Convenção nacional do partido é realizada de forma virtual nesta quarta-feira (27/7). PSDB e Cidadania, aliados do MDB, também farão convenções nacionais hoje

Victor Correia
postado em 27/07/2022 11:11 / atualizado em 27/07/2022 11:16
 (crédito: Reprodução/Youtube)
(crédito: Reprodução/Youtube)

O MDB deu início na manhã desta quarta-feira (27/7) à convenção nacional para referendar o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS) como candidata à Presidência da República. Na abertura do evento, a presidenciável defendeu que irá reconstruir o Brasil "com coragem e com amor."

"Gostaria de lembrar que, em 2020, o Brasil viu o MDB continuar sendo a maior força política democrática partidária deste país. Elegemos o maior número de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e vereadores", disse Tebet no discurso de abertura da convenção. "Podemos estar juntos do PSDB, Cidadania e de outros partidos que nos acompanharem, para chegarmos ao segundo turno e ganharmos as eleições."

A convenção nacional do MDB teve início às 10h de hoje, e deve durar até as 14h. O partido optou por realizá-la de forma virtual, em plataforma própria para a votação. A decisão levantou questionamentos por parte da legenda. Na segunda-feira (25/7), o emedebista Hugo Wanderley Caju, do diretório alagoano, entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para suspender o evento. A ação, porém, foi negada ontem (26/7) pelo presidente do TSE, ministro Edson Fachin. O argumento para a suspensão é que o sistema virtual não garantiria o sigilo do voto.

Em resposta aos questionamentos, nos primeiros momentos da convenção, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, apresentou o sistema e deu a palavra a um representante da empresa responsável pela plataforma, que assegurou o sigilo do voto e o suporte necessário durante a votação.

"Quero dizer que estou pronta. Pronta para estar ao lado de vocês, para poder ser a voz do MDB, PSDB e Cidadania. Para isso eu preciso do voto e da confiança de cada um. Tenho certeza que, com coragem e com amor, nós vamos reconstruir o Brasil", discursou Tebet. "Tenho convicção que o Brasil nunca precisou tanto deste partido histórico. Será o nosso amor que estará destruindo este ódio, será o amor que vai unificar o Brasil".

Além dos emedebistas, participaram brevemente da convenção os presidentes nacionais do PSDB, Bruno Araújo, e do Cidadania, Roberto Freire. Eles fizeram um breve discurso de apoio a Tebet antes de seguirem para a própria convenção para também referendar a senadora como candidata ao Planalto e discutir a indicação de vice para a chapa.

“Três partidos que caminharam sempre, historicamente, em momentos dos mais importantes da história. Quando o PSDB governou o país, teve no MDB um dos principais aliados e alicerces nessa construção. Antes de passar na nossa convenção, chegamos aqui para dar esse abraço muito especial”, falou Bruno Araújo.

“Tebet é uma das mulheres que tem me surpreendido em todo momento. Já a conhecia como grande senadora, tinha ouvido falar, mas a surpresa é cotidiana. A todo momento que temos contato, que você [Tebet] tem contato com a sociedade brasileira, você nos surpreende, dando a dimensão do que significa o ano de 2022 como a emergência da mulher, em todo o mundo”, disse Roberto Freire.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação