Eleições 2022

Apoiar Tebet onde Lula tem 60% dos votos é "suicídio", diz Renan Calheiros

O senador lidera a ala emedebista que apoia o ex-presidente Lula e tentou adiar a convenção nacional do MDB, que referendou o nome de Tebet

Victor Correia
postado em 28/07/2022 17:50 / atualizado em 28/07/2022 17:51
 (crédito:  Waldemir Barreto/Agência Senado)
(crédito: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou, nesta quinta-feira (28/7), que é "suicídio" apoiar a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) em estados onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem mais de 60% das intenções de voto para o cargo de presidente da República. Calheiros disse que não trabalhará para a desistência de Tebet, mas comparou a candidatura dela à de Henrique Meirelles (MDB) em 2018, que teve 1,2% dos votos.

"Tudo se faz democraticamente. Nós temos com a Simone o melhor relacionamento. Isso é uma divergência política", disse o senador em entrevista ao portal UOL, após ser questionado sobre a convenção nacional de seu partido que ocorreu ontem (27/7) e confirmou o nome de Tebet ao Planalto. "Em estados onde Lula tem 60% dos votos, será um suicídio apoiar uma candidatura que evidentemente não decolou", completou.

"Não vou trabalhar pela desistência"

Calheiros lidera uma ala do MDB que apoia Lula e tentou levar a legenda a apoiar o ex-presidente ainda no primeiro turno, em detrimento da candidatura de Tebet. Um representante do diretório emedebista de Alagoas, presidido por Calheiros chegou a entrar com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para adiar a convenção nacional, mas o pedido foi negado pelo presidente da Corte, o ministro Edson Fachin. O senador, em protesto, não participou da convenção.

Na entrevista, Calheiros defendeu que o MDB deveria tomar o mesmo caminho do PSDB e do Cidadania, que decidiram não ter candidatura própria - e que declararam apoio a Tebet. "Não poderíamos repetir o que aconteceu na eleição de 2018, quando Meirelles teve 1% dos votos, o que, infelizmente, é o que a Simone Tebet tem hoje do Datafolha, e reduziu as nossas bancadas na Câmara e no Senado pela metade", disse o senador. A última pesquisa Datafolha foi divulgada no final do mês passado, e a versão mais recente deve ser divulgada ainda nesta quinta.

"Não vou trabalhar pela desistência [de Tebet]. Eu torço para que ela cresça, possa modificar esse cenário das pesquisas eleitorais", disse Calheiros. "Só lamento que os argumentos em defesa de Simone sejam os mesmos do Meirelles".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação