DECLARAÇÃO

Lula diz que, ao lado de Alckmin, quer fazer "40 anos em 4" no Brasil

Inspirado em frase de Juscelino Kubitschek, petista fez críticas ao governo Bolsonaro

Raphael Felice
postado em 28/07/2022 21:10 / atualizado em 28/07/2022 21:10
Lula disse que quando deixou o governo, esperava que o Brasil ocupasse uma posição melhor no ranking da economia mundial 20 anos depois -  (crédito: Reprodução/YouTube UOL)
Lula disse que quando deixou o governo, esperava que o Brasil ocupasse uma posição melhor no ranking da economia mundial 20 anos depois - (crédito: Reprodução/YouTube UOL)

O candidato do PT à presidência nas eleições de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou pontos da economia brasileira pelas redes sociais na noite desta quinta-feira (28/7). O ex-presidente citou perda de prestígio nas relações internacionais brasileiras, na indústria automobilística e também regressão no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Lula disse que quando deixou o governo, esperava que o Brasil ocupasse uma posição melhor no ranking da economia mundial 20 anos depois. O petista disse ainda que o país está retrocedendo.

“Quando deixei a presidência, imaginava que 10 anos depois, no ano que o Brasil completa 200 anos de independência, esperava que o Brasil estivesse entre a 6ª e 5ª economia mundial. Hoje vejo que estamos retrocedendo”.

“Os sonhos que eu tinha para o Brasil foram sendo destruídos. Sonhávamos com a Transnordestina, envolvendo três estados. Imaginava que hoje já estaria pronta a ferrovia leste oeste na Bahia. Alimentei o sonho do Brasil exportador de biodiesel. Não vimos esses avanços”, complementou.

Apesar das críticas de Lula, Bolsonaro exaltou a previsão de alta do Produto Interno Bruto brasileiro, que cresceu de 0,8% em abril para 1,7% — no levantamento do mês de julho. Durante a convenção nacional do Progressistas, o presidente afirmou que o Brasil está na “contramão do mundo”, pois cresce na economia enquanto outros países não estão em baixa.

Aliado de Bolsonaro, Arthur Lira também foi ao Twitter para criticar “pessimistas” sobre o crescimento da economia brasileira.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação