Eleições 2022

Datafolha: Bolsonaro cresce 6 pontos entre mulheres; Lula ainda lidera com 46%

Lula registra aumento da intenção de votos entre os homens. Na amostra geral, petista se mantém à frente, com 47% da intenções de voto, ante a 29% de Bolsonaro

Talita de Souza
postado em 28/07/2022 19:23 / atualizado em 28/07/2022 19:50
A campanha do presidente está apostando na imagem da primeira data, Michelle Bolsonaro, para conquistar o voto feminino.  -  (crédito:  MAURO PIMENTEL)
A campanha do presidente está apostando na imagem da primeira data, Michelle Bolsonaro, para conquistar o voto feminino. - (crédito: MAURO PIMENTEL)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ganhou popularidade entre o eleitorado feminino no último mês. Segundo a nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (28/7), o mandatário cresceu seis pontos percentuais em relação ao último levantamento, em junho, e registrou preferência de 27% das mulheres que responderam a pesquisa. 

No entanto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua a liderar neste recorte da população, com 46%. As mulheres são 52% do eleitorado brasileiro. 

Lula cresceu quatro pontos entre homens — acima da margem de erro que é de três pontos nesse segmento. Ele lidera com 48%, enquanto Bolsonaro caiu quatro pontos e marca 32%. Esse eleitorado representa 48% da população. 

A pesquisa foi realizada entre quarta (27/7) e quinta-feira (28/7) e entrevistou 2.566 pessoas, acima de 16 anos, em 183 cidades. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-01192/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Bolsonaro também abriu três pontos de vantagem sobre Lula entre evangélicos, mesmo com o escândalo do envolvimento de pastores no Ministério da Educação (MEC) durante a gestão do também pastor Milton Ribeiro, que chegou a ser preso em 22 de junho. Ele registra 43% da intenção de votos — em junho eram 40% — e Lula marca 33%, antes tinha 35%. Esse eleitorado representa 25% da amostra. 

Entre pessoas que ganham até dois salários mínimos, outro segmento importante, Bolsonaro ganhou três pontos percentuais e marcou 23%. No entanto, o crescimento está dentro da margem de erro para o recorte. Lula continua a liderar entre esta parte da população, com 54% das intenções de votos.

  • 28/07/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Luiz Inácio Lula da Silva, candidato a presidente do Brasil em 2022, discursa na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na Universidade de Brasília nesta quinta-feira (28/7) Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 27/07/2022. Crédito: Simone Tebet/Flickr. Política. A senadora Simone Tebet foi oficializada como candidata à Presidência pelo MDB para as eleições deste ano. A votação para formalizar a senadora como candidata ocorreu em uma convenção virtual do partido. Simone Tebet/Flickr
  • Brazil?s President Jair Bolsonaro attends the Liberal Party (PL) national convention where he was officially appointed as candidate for re-election, at the Maracanazinho gymnasium in Rio de Janeiro, Brazil, on July 24, 2022. (Photo by Mauro Pimentel / AFP) MAURO PIMENTEL
  • Deputado federal André Janones discursa durante convenção do Avante que o oficializou como candidato à presidência da República pelo partido em 2022 Reprodução
  • 20/07/2022. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Política. Convenção do PDT oficializa a candidatura do ex-ministro Ciro Gomes na disputa pelo Palácio do Planalto. Carlos Vieira/CB
  • Marcos Corrêa/PR Marcos Corrêa/PR
  • Felipe D'Avila Minervino Júnior/CB/D.A. Press
  • Pablo Marçal (Pros) é sabatinado pelo Correio Braziliense Minervino Junior/CB/D.A Press
  • Sabatina Correio Eleições 2022- Sofia Manzano (PCB) Minervino Júnior/CB/DA.PRESS
  • Vera Lúcia, pré-candidata do PSTU, durante sabatina no Correio Braziliense Ed Alves/CB/D.A.Press
  • Leonardo Péricles, do UP: "Nossa pré-candidatura é para dar voz às vilas, favelas e ocupações urbanas" Willian Dias
  • Bivar: aberto ao diálogo e confiante na concretização de uma federação partidária com MDB Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
  • 13/09/2018. Credito: Ed Alves/CB/D.A. Press. Politica. Brasilia - DF. Candidato a presidencia da republica Jose Maria Eymael pelo partido Democracia Crista, faz caminhada na plataforma superior da rodoviaria. Ed Alves/CB/D.A Press

Na amostra geral, Lula se mantém à frente de Bolsonaro com 47% 

A nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (28/7), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém estável à frente da corrida eleitoral para o Palácio do Planalto. No levantamento, o petista aparece com 47%, percentual suficiente para vencer no primeiro turno, visto que todos os outros pré-candidatos, juntos, somam 42% da preferência dos entrevistados.

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) registrou um aumento de um ponto percentual em relação ao último levantamento e aparece em segundo lugar com 29%. 

A sondagem é a primeira do Instituto Datafolha a ser feita após a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 1/2022, conhecida como PEC das Bondades, que prevê o aumento do Auxílio Brasil para R$ 600 e uma série de benefícios para outros setores de trabalhadores, e a queda no preço dos combustíveis — que se mantém abaixo de R$ 6 desde 11 de julho.

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com 8% das intenções de voto e Simone Tebet (MDB) com 2%. André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) aparecem com 1% dos votos cada. Brancos e nulos somam 6%. 

No último levantamento do instituto, Lula estava com 19 pontos percentuais sobre Bolsonaro e chegou a registrar 47% da intenção dos votos, percentual que o ajudaria a vencer as eleições no primeiro turno, já que apresentava uma intenção de voto maior do que a de todos os concorrentes juntos. O mandatário marcou 28% e Ciro Gomes 8%.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.