Eleições 2022

Fux defende urnas e pede respeito entre candidatos: 'Não são inimigos'

A declaração foi dada durante discurso de abertura do semestre do STF, após um mês de recesso

Ana Mendonça - EM
postado em 01/08/2022 18:17
Luiz Fux abriu sessão nesta segunda com discurso em defesa da Democracia -  (crédito: Nelson JR/STF)
Luiz Fux abriu sessão nesta segunda com discurso em defesa da Democracia - (crédito: Nelson JR/STF)

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, nesta segunda-feira (1/8), que o sistema eleitoral do Brasil é um dos mais confiáveis do mundo.

A declaração foi dada durante discurso de abertura do semestre do STF, após um mês de recesso.

"Felizmente, nossa Democracia conta com um dos sistemas eleitorais mais eficientes, confiáveis e modernos de todo o mundo, [...] uma Justiça Eleitoral transparente, compreensível e aberta a todos aqueles que desejam contribuir positivamente para a lisura do prélio eleitoral", declarou Fux.

Fux também disse que o STF espera que os candidatos respeitem os adversários nas eleições deste ano e que o pleito transcorra com paz e sem incidentes.

"O Supremo Tribunal Federal anseia que todos os candidatos aos cargos eletivos respeitem os seus adversários, que efetivamente não são seus inimigos. Confia na civilidade dos debates e, principalmente, na paz, que nos permita encerrar o ciclo de 2022 sem incidentes.”

"Nunca é demais renovar ao país os votos de que nós, cidadãos brasileiros, candidatos e eleitores e demais partícipes, permaneçamos leais à nossa Constituição Federal, sempre compromissados para que as eleições deste ano sejam marcadas pela estabilidade institucional e pela tolerância", disse.

"Nesse contexto de pluralidade e de interdependência, a prosperidade do nosso Brasil, seja qual for o resultado das urnas, exige que, ao longo de todo esse processo, sejamos capazes de exercer e de inspirar nos nossos concidadãos os valores do respeito e do diálogo", declarou.

A fala foi dada depois de diversos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL), que vem dizendo que o sistema é fraudulento. Sem provas, o chefe do Executivo federal
vem insinuando que as eleições podem ser manipuladas

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação