Eleições 2022

Rodrigo Garcia escolhe vice para o governo de SP e define nome para o Senado

Anúncio foi feito nesta quinta-feira (4/8) pela chapa, formada por coligação de 10 partidos e encabeçada por Garcia

Victor Correia
postado em 04/08/2022 11:20 / atualizado em 04/08/2022 11:21
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), que busca a reeleição, consolidou nesta quinta-feira (4/8) a chapa que lidera no estado, composta por uma coligação de 10 partidos. O deputado federal Geninho Zuliani (União) será vice de Garcia, enquanto o ex-secretário de Saúde da capital paulista Edson Aparecido (MDB) será candidato ao Senado.

“Time completo para proteger São Paulo daqueles que estão aqui para dividir”, disse em sua conta no Twitter o governador. “São Paulo é forte porque é, e sempre foi, independente!”, completou. 

Terceiro lugar

Além de PSDB, União Brasil e MDB, a chapa também é composta por Podemos, Cidadania, Solidariedade, Pros, Avante, Patriota e PP. Segundo pesquisa TV Record/Real Time Big Data divulgada ontem, Garcia ocupa o terceiro lugar na corrida ao Palácio Guanabara, com 19% das intenções de voto. Em segundo está o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 19%, e em primeiro, o ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT), com 33%.

Geninho Zuliani já foi vereador e prefeito de Olímpia, São Paulo, além de ter sido eleito deputado federal em 2018. Já Edson Aparecido atuou em dois mandatos como deputado estadual, em dois como deputado federal, e foi secretário de Desenvolvimento Metropolitano, secretário de Estado da Casa Civil e de Saúde.

Enquanto Haddad cola a imagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Tarcísio, ao presidente Jair Bolsonaro, Garcia evita ligar sua candidatura a presidenciáveis. A aposta, exemplificada com a coligação de 10 partidos, é atrair uma parcela ampla do eleitorado.

A candidatura de Garcia foi anunciada oficialmente no último sábado (30/7) durante convenção estadual do PSDB, mas o candidato a vice-governador ainda não havia sido escolhido. União Brasil e MDB, maiores partidos da coligação, disputavam a vaga.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação