Eleições 2022

Campanha de Lula define datas para os primeiros comícios em SP e MG

Coligação quer iniciar os atos no primeiro dia da campanha eleitoral,16 de agosto, em São Paulo. Minas Gerais terá ato no dia 18 e São Paulo terá novo evento no dia 20

Victor Correia
postado em 08/08/2022 21:41 / atualizado em 08/08/2022 22:31
 (crédito: Ricardo Stuckert/Partido dos Trabalhadores)
(crédito: Ricardo Stuckert/Partido dos Trabalhadores)

A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu, nesta segunda-feira (8/8), a data dos primeiros comícios com participação do petista e do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB). Os primeiros atos acontecerão em São Paulo e em Belo Horizonte a partir de 16 de agosto, quando já será permitido pedir votos e divulgar os números a serem usados nas urnas.

"Temos a orientação para que a nossa militância comece no dia 16 forte nas redes e nas urnas. Lula é o nosso candidato, mas a campanha tem que ser apesar dele. Queremos que seja uma campanha assumida pelo povo", disse a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann. A reunião da coordenação de campanha ocorreu em um hotel na zona sul da capital paulista. O grupo é formado por representantes dos nove partidos coligados: PT, PSB, PCdoB, PV, PSol, Rede, Cidadania, Avante e Agir.

No dia 16, quando a campanha eleitoral começa oficialmente, de acordo com a legislação, a ideia dos partidos é realizar um ato ainda em São Paulo. O evento deve ser realizado em porta de fábrica, já que Lula iniciou sua vida política como sindicalista, representando os metalúrgicos. Outra opção é realizar uma caminhada na Avenina Paulista, a principal da cidade. A decisão deve ser acertada ainda nesta semana.

No dia 18, já está marcado um ato em Belo Horizonte, Minas Gerais, com a presença do candidato ao governo mineiro Alexandre Kalil (PSD) e com o deputado federal André Janones (Avante-MG), que deixou a disputa presidencial e declarou apoio a Lula. Em 20 de agosto, a campanha volta para São Paulo para um novo ato. O destino seguinte será o Rio de Janeiro, ainda sem data definida.

"As pessoas têm, em cada estado, uma forma de fazer manifestação. Mas estamos orientando que a campanha seja colocada na rua", afirmou Gleisi. "Tem gente que vai fazer caminhada, tem gente que vai fazer pequenos atos".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação