ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro: 'autonomia médica' de receitar até placebos 'foi castrada'

Em entrevista ao Flow Podcast, presidente voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal: 'me tirou o poder de conduzir a pandemia'

Estado de Minas
postado em 08/08/2022 22:31 / atualizado em 08/08/2022 22:31
 (crédito: Reprodução/Youtube)
(crédito: Reprodução/Youtube)

Ao criticar a política defendida pelo ex-Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) para o combate ao coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que qualquer médico deve ter liberdade para clinicar seu paciente. Ele também afirmou que a "autonomia médica" de receitar até placebos "foi castrada" durante a pandemia.

"Se chega alguém que está passando mal e pode morrer, ele pode receitar alguma coisa, em comum acordo com o paciente e a família. O tratamento precoce deixou de existir", declarou ao Flow Podcast, nesta segunda-feira (8/8).

Para exemplificar, Bolsonaro citou o tratamento usado por médicos para atender pessoas machucadas durante a Guerra do Pacífico, ocorrida entre 1879 e 1883.

"O soldado chegava ferido, não tinha quem doasse mais sangue, e o médico colocava água de coco na veia dos caras. E salvou. Os remédios muitas vezes são descobertos por acaso", afirmou.

Ele também reproduziu uma fake news de que uma decisão do Supremo Tribunal Federal o impedia de agir para conter a pandemia.

"O Supremo decidiu que eu, governadores e prefeitos éramos concorrentes. Me tirou de mim (SIC) o poder de conduzir essas medidas da pandemia", lamentou Bolsonaro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação