Trabalho e Previdência

Comissão do Senado vai analisar negociação de empresa com trabalhador

Comissão de Assuntos Sociais analisará projeto do senador Paulo Paim (PT-RS), que faz alterações na CLT para impedir que empresas negociem verbas rescisórias com trabalhador demitido

Raphael Felice
postado em 09/08/2022 16:37 / atualizado em 09/08/2022 16:39
 (crédito: Pedro França/Agência Senado)
(crédito: Pedro França/Agência Senado)

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal analisará pautas trabalhistas e previdenciárias nesta quarta-feira (10/8). A reunião semipresencial está marcada para as 11h e irá apreciar três projetos de lei (PLs) e quatro requerimentos.

Entre as propostas está o Projeto de Lei (PL) 2.896/2019, que faz alterações na CLT para impedir que empresas negociem verbas rescisórias com o trabalhador demitido sem inclusão de quitação de eventuais débitos com o INSS e também no Imposto de Renda em ações movidas na Justiça do Trabalho.

“O presente projeto visa, ao mesmo tempo, desencorajar o descumprimento da legislação trabalhista, na medida em que, se não houver o pagamento tempestivo e correto das verbas durante do contrato de trabalho, não será mais possível a sua quitação sem o recolhimento das parcelas (previdenciárias e do IR)”, destacou o autor da proposta, o senador Paulo Paim (PT-RS).

Licença-maternidade

Paim também é autor do PLS 442/2017, que busca alterar a CLT para é assegurar o período remanescente de licença-maternidade cônjuge ou companheiro (não inferior a 30 dias) quando a mãe não puder fazer uso efetivo da licença por incapacidade física ou psíquica.

O PLS prevê ainda que em caso de morte ou incapacidade física ou psíquica de mãe sem vínculo trabalhista nos 120 dias seguintes ao parto, o pai poderá gozar o período de licença-maternidade remanescente.

A CAS também irá apreciar o PL 746/2019, que garante às vítimas de desastres ambientais e catástrofes estarem cobertos pela Previdência Social. O projeto é de relatoria do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), que já emitiu voto favorável à proposta.

[com Agência Senado]

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação