CONGRESSO

Projeto quer tipificar como crime o preconceito contra pobres

Para justificar projeto, senador Randolfe Rodrigues aponta que preconceito vem aumentando proporcionalmente ao crescimento das dificuldades financeiras e sociais da população brasileira

Raphael Felice
postado em 10/08/2022 12:56
 (crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)
(crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)

Projeto de lei (PL 1.636/2022) do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) quer tipificar como crime de injúria atos de preconceito e discriminação em razão da condição social da pessoa. Segundo a proposição legislativa, o preconceito contra pobre também poderá qualificar crime de homicídio e majorar o crime de lesão corporal praticado pela mesma razão.

Para justificar o projeto, Randolfe apresenta dados que mostram que o preconceito contra a condição de pobreza é também conhecido como aporofobia e vem aumentando proporcionalmente ao crescimento das dificuldades financeiras e sociais da população brasileira.

"Está acontecendo um empobrecimento acelerado, temos uma população de rua que aumentou 53% em 2019 [de acordo com dados da Prefeitura de São Paulo]. Mas esses números estavam abaixo da realidade, pois consideravam menos de 25 mil e nós acreditávamos que já tínhamos 32 mil pessoas nessas condições à época", disse o parlamentar.

O líder da oposição explica ainda ser preciso procurar informações sobre os grupos que possuem esse tipo de preconceito.

“É substancialmente importante que caminhemos, de antemão, na criminalização dessa reprovável prática discriminatória, que mostra o grau de desumanidade e de falta de empatia de algumas pessoas", conclui o senador.

senado, randolfe rodrigues, projeto de lei

 

SEO: preconceito social, preconceito contra pobres, pobreza no brasil, noticias do dia, noticias perto de mim

https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2022/03/4994929-uma-em-cada-tres-pessoas-negras-foi-vitima-de-racismo-no-transporte-publico.html


https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2022/03/4991714-brasil-tem-uma-grande-questao-racial-a-resolver-diz-desembargador.html 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação