TROCA NO COMANDO

STF: Rosa Weber é eleita presidente e vai substituir Fux

Ministra ficará no comando da Suprema Corte até outubro do ano que vem, quando completará 75 anos e se aposentará

Estado de Minas
postado em 10/08/2022 15:58
Rosa Weber já atuou como presidente do TSE e agora comandará o STF -  (crédito: Fábio Rodrigues/Agência Brasil)
Rosa Weber já atuou como presidente do TSE e agora comandará o STF - (crédito: Fábio Rodrigues/Agência Brasil)

A ministra Rosa Weber foi eleita nesta quarta-feira (10/8) a nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela ocupará o posto de Luiz Fux e ficará no cargo até outubro do ano que vem, quando completará 75 anos e se aposentará.

Gaúcha de Porto Alegre, Rosa tomou posse na Suprema Corte em 2011, depois de ter sido indicada pela então presidente Dilma Rousseff (PT). Ela também atuou como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2018 a 2020, com participação nas eleição presidencial que elegeu Jair Bolsonaro (PL).

Antes de se consolidar na carreira de magistrada, a ministra desempenhou as funções de auxiliar de protocolo da Inspetoria Seccional do Ministério da Educação, na cidade de Porto Alegre, em 1968; assistente superior da Secretaria da Administração do Estado do Rio Grande do Sul, de 1974 a 1975; e auditora-fiscal do trabalho da Delegacia Regional do Trabalho do Estado do Rio Grande do Sul, de 1975 a 1976.

Revezamento

A eleição para presidente do STF é realizada entre os próprios ministros, num sistema de revezamento. Costumeiramente, é eleito o integrante mais antigo para o posto, desde que já não tenha assumido a função.

Na sessão de hoje, o ministro Luiz Roberto Barroso foi eleito o vice-presidente do STF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação