Eleições 2022

Presidenciáveis se manifestam em dia de atos pela democracia no Brasil

Atos ocorrem nesta quinta-feira (11/8) em defesa do sistema eleitoral e contra os ataques de Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas

Victor Correia
postado em 11/08/2022 12:39 / atualizado em 11/08/2022 12:39
 (crédito: PT/Reprodução; Agência Brasil/Reprodução; Redes Sociais/Reprodução)
(crédito: PT/Reprodução; Agência Brasil/Reprodução; Redes Sociais/Reprodução)

Candidatos à Presidência da República se manifestaram nesta quinta-feira (11/8), nas redes sociais, a favor da democracia. As falas ocorrem em meio à leitura da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito e atos a favor da democracia em todo o país

"Defender a democracia é defender o direito a uma alimentação de qualidade, a um bom emprego, salário justo, acesso à saúde e educação. Aquilo que o povo brasileiro deveria ter", escreveu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua conta no Twitter.

Ciro Gomes (PDT) afirmou que é signatário do manifesto pela democracia e incentivou seus apoiadores a assiná-la. "Um momento de união de diferentes segmentos contra os recorrentes ataques de [Jair] Bolsonaro aos nossos direitos, ao sistema eleitoral e ao próprio regime democrático", disse o ex-governador.

A senadora Simone Tebet (MDB), por sua vez, disse que "no dia do estudante, no histórico dia de 11 de agosto, a sociedade levanta sua voz em defesa da democracia. Assinei o manifesto. Tenham certeza do meu compromisso".

Sofia Manzano (PCB) convocou ontem seus apoiadores a participar dos atos desta quinta. "É importante que os movimentos sociais sigam firmes nas ruas pelo Fora Bolsonaro e seu intento golpista, além de reagirmos contra essa situação de barbárie em curso", disse a candidata. 

O manifesto pela democracia lido hoje e apoiado pelos presidenciáveis já ultrapassou 950 mil assinaturas e é considerada como uma resposta aos ataques do presidente Bolsonaro ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação