INVESTIGAÇÃO

Mendonça suspende análise de inquéritos contra Bolsonaro no STF

Ministro indicado pelo presidente Bolsonaro pediu mais tempo para analisar ações que envolvem o chefe do Executivo

Luana Patriolino
postado em 12/08/2022 16:36
 (crédito: Alan Santos/PR)
(crédito: Alan Santos/PR)

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, nesta sexta-feira (12/8), dois julgamentos que envolvem o presidente Jair Bolsonaro (PL) em trâmite na Corte. O magistrado pediu vista, ou seja, mais tempo para análise, no processo que apura o suposto vazamento de dados sigilosos e em uma ação sobre fala em que do chefe do Executivo que relacionou vacina da covid-19 à Aids.

Os dois processos seriam analisados de 12 a 19 de agosto. Com a decisão, não há data para que os julgamentos voltem à pauta do STF. Os inquéritos suspensos tinham como relator o ministro Alexandre de Moraes — considerado inimigo pelos bolsonaristas. André Mendonça foi indicado pelo presidente Bolsonaro para assumir uma cadeira no STF.

Fake news

A primeira ação suspensa se refere a uma live de Bolsonaro, realizada em 4 de agosto, na qual ele afirmou haver uma investigação sobre um suposto ataque hacker contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O caso ganhou proporção porque a investigação da Polícia Federal era mantida em sigilo e os dados divulgados pelo presidente não poderiam ser tornados públicos.

O segundo processo apura uma fake news divulgada por Jair Bolsonaro em transmissão ao vivo, no ano passado, quando ele relacionou a síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) à vacina contra a covid-19.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação