ELEIÇÃO 2022

Candidato do PL pede impugnação da candidatura de Deltan Dallagnol

Advogado e candidato a deputado estadual pelo partido de Bolsonaro no Paraná pede a impugnação da candidatura do ex-procurador e coordenador da operação Lava-Jato

Henrique Lessa
postado em 16/08/2022 21:52
 (crédito: Rodolfo Buhrer/Fotoarena/Estadão Conteúdo)
(crédito: Rodolfo Buhrer/Fotoarena/Estadão Conteúdo)

O advogado e candidato a deputado estadual no Paraná, Oduwaldo Calixto, entrou com pedido de impugnação da candidatura à Câmara Federal do ex-procurador federal Deltan Dallagnol, nesta terça-feira (16/8).

O advogado filiado ao Partido Liberal (PL), o mesmo do presidente Jair Bolsonaro, argumenta que o ex-procurador está inelegível em função da Lei da Ficha Limpa.

Entre os fatos indicados por Calixto, estão a condenação por parte do Tribunal de Contas da União (TCU), que obriga Dallagnol a devolver cerca de R$ 2,8 milhões em diárias e passagens gastas na operação Lava-Jato.

O advogado cita como seu segundo argumento para a impugnação da candidatura a condenação sofrida pelo ex-procurador “por violação à honra em coletiva de imprensa, no caso conhecido como power point”.

O caso da indenização do “Power Point” foi uma das vitórias judiciais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), principal adversário de Bolsonaro, contra as ações da operação Lava-Jato.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação