Eleições 2022

Bolsonaro tenta tirar celular da mão de influenciador que o questionava

Wilker Leão foi empurrado ao perguntar a Bolsonaro sobre mudança na lei de delação premiada. Depois foi cercado por seguranças do CSI

Tainá Andrade
postado em 18/08/2022 13:45 / atualizado em 18/08/2022 15:23
 (crédito: Reprodução Youtube)
(crédito: Reprodução Youtube)

Uma confusão envolvendo o presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), e o youtuber Wilker Leão se instalou, na manhã desta quinta-feira (18/8), na frente do Palácio do Planalto, como mostrou um vídeo divulgado pelo G1.

Ao sair da residência oficial, o chefe do Executivo parou para falar com apoiadores e tirar selfies. Nesse momento, o influenciador, conhecido por provocar apoiadores de Bolsonaro e de Lula, dirigiu a seguinte pergunta ao presidente: "Por que decidiu limitar a delação premiada?"

O questionamento foi recebido com rechaça dos apoiadores e, em seguida, Wilker levou um empurrão que o derrubou no chão. O influenciador levantou, ainda gravando, e fez outra pergunta a Bolsonaro: "O que você acha da violência que eu acabei de sofrer aqui?" Os seguranças começaram a retirar o rapaz do local, mas ele afirmou que não sairia de um lugar público.

Wilker continuou provocando e chamou Bolsonaro para falar com ele. O influenciador aumentou o tom da voz e direcionou xingamentos ao presidente, entre eles os de "tchutchuca do Centrão" e "covarde." O chefe do Executivo iria entrar no carro para seguir o dia de agenda oficial de campanha, mas retornou, se aproximou do influenciador e, ao tentar pegar o aparelho da mão de Wilker, puxou a gola da camisa do rapaz e segurou o braço dele.

No mesmo instante, os seguranças apartaram, retiraram Bolsonaro de perto do rapaz, enquanto ele tentava esconder o celular. Os seguranças do presidente foram para cima do influenciador, que correu. No local também estavam jornalistas, como o repórter do G1 que, ao ser abordado por um dos seguranças, disse que era da imprensa, podia filmar e que ninguém iria tirar o celular dele.

Conversa realizada

Após cinco minutos de confusão, Wilker conseguiu ter a entrevista que queria. O presidente respondeu às perguntas do influenciador sobre sobre alterações na lei da delação premiada, orçamento secreto, reforma tributária, posse de armas e aliança com partidos do Centrão. A alguns metros de distância, sem o celular em mãos, o rapaz fez os questionamentos, que foram respondidos por Bolsonaro de forma mais amena.

"Eu preciso aprovar as coisas no Parlamento, certo? Se for para aprovar sozinho, eu sou ditador. Fecha tudo, fecha Supremo, fecha Congresso, fecha tudo e eu resolvo as coisas sozinho. Eu tenho que ter o apoio do Parlamento. Os partidos de centro são quase 300 dos 513 parlamentares. Como vou aprovar um projeto simples de lei dispensando 300 votos?", disse o presidente em uma das respostas. Antes disso, o presidente falava com os apoiadores e pedia calma.

Bolsonaro aproveitou a deixa que algumas pessoas deram ao taxar o influenciador de "inconveniente" e foi embora para a Base Aérea. Hoje ele cumprirá agenda em São José dos Campos (SP).

Wilker Leão tem 13 mil inscritos no canal do YouTube, 5,2 mil seguidores no Instagram e 125 mil no TikTok. Desde 2014 também foi cabo do Exército e, em 2015, foi auxiliar da Assessoria Jurídica da Secretaria de Economia e Finanças do Exército.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação