ELEIÇÕES 2022

TSE manda CUT remover vídeo ligando Bolsonaro a mortes por covid-19

Ministra argumentou propaganda antecipada negativa. Material tem 37 segundos e mostra imagens da crise sanitária e frases do presidente sobre a pandemia

Luana Patriolino
postado em 24/08/2022 00:15
 (crédito: Reprodução/PR)
(crédito: Reprodução/PR)

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou, na noite desta terça-feira (23/8), que o YouTube retire do ar, em 24 horas, um vídeo postado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) que liga o presidente Jair Bolsonaro (PL) a mortes, hospitais lotados e falta de oxigênio durante a pandemia de covid-19. A decisão da magistrada atende um pedido do Partido Liberal (PL). 

Com o título “O Messias do Apocalipse”, o material da CUT foi postado na plataforma em julho, tem 37 segundos e une falas do chefe do Executivo a cenas de momentos críticos da crise sanitária. Bucchianeri afirmou que o vídeo caracteriza propaganda eleitoral antecipada negativa.

“Independentemente da existência ou não de pedido explícito de voto ou não voto, tem clara conotação eleitoral e faz alusão ao processo eleitoral que se avizinha”, escreveu a ministra.

“Assim, é necessário reconhecer o seu impedimento legal na promoção de qualquer tipo de propaganda eleitoral na Internet, considerando-se, inclusive, a possível ilegalidade com o dispêndio de recursos financeiros para produção de material publicitário direcionado a campanha política”, decidiu.

Até a publicação desta matéria o vídeo ainda estava no ar e possuía pouco mais de 200 visualizações. No início da exibição, é mostrada a frase “Necropolítica não é só deixar morrer, é fazer morrer também”, de Achille Mbembe. Em seguida, enquanto mostra imagens de momentos críticos da pandemia, mostra as palavras “negacionismo”, “falta de empatia”, “desinformação” e finaliza com “em breve fora do Palácio”. São mostradas, ainda, falas do próprio chefe do Executivo sobre a crise, como “Eu não sou coveiro” e “Lamento, quer que eu faça o quê?”.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação