MANIFESTAÇÃO

CUT organiza ato contra governo na tarde deste domingo

Concentração acontece no estacionamento da Funarte e tem programação cultural de show e pré-estréia de documentário

Edis Henrique Peres
postado em 01/05/2022 17:18
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

Iniciada com transmissão ao vivo da fala do ex-presidente Lula em ato realizado em São Paulo, manifestantes se reuniram, na tarde deste domingo (1º/5), Dia do Trabalhador, no estacionamento da Fundação Nacional de Artes (Funarte) em ato contra o atual governo. Organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), o protesto começou às 16h com programação prevista para realização do show O homem falou, de Ale Terribil, às 17h30, uma homenagem a Gonzaguinha. Às 18h30, o documentário O povo pode, de Max Alvim será exibido em pré-estreia.

O movimento contou com bandeiras a favor do Lula e contra o presidente Jair Bolsonaro. Presidente da CUT, Rodrigo Rodrigues destacou que foi uma grande oportunidade iniciar o movimento com a fala do ex-presidente Lula. "O 1° de Maio é um dia com atos pelos trabalhadores em todo o Brasil. E hoje estamos lutando contra o congelamento de investimentos sociais que enfrentamos desde o golpe de 2016. Ao longo do evento, teremos diversos debates para falar sobre a reconstrução política que desejamos", destacou.

Rodrigo salientou que este é o primeiro ato presencial, do 1° de maio, realizado desde o começo da pandemia. "Por isso, estamos convidado as pessoas para esse momento", afirmou.

Jhonata Martins, 27 anos, morador do Gama e auxiliar administrativo estava com outros jovens com bandeiras contra a Guerra. "Para nós é importante está aqui porque o desemprego na juventude está muito alto, e isso é uma forma de lutar também", salientou.

Outros protestos também marcaram a manhã deste domingo. Um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro realizou uma motociata da Catedral Rainha da Paz até o Estacionamento do Teatro Nacional. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), outros quatro atos a favor do governo tinham sido notificados à pasta. Devido a quantidade de manifestações previstas, a segurança da área central de Brasília foi reforçada.

Os grupos a favor do Presidente Jair Bolsonaro se concentraram no espaço da Esplanada dos Ministérios, em pontos como o Museu Nacional, na Avenida José Sarney, ligação entre as vias S1 e N1 e na Avenida das Bandeiras. Os monumentos e prédios públicos do local estão fechados e o acesso ao Congresso Nacional e à Praça dos Três Poderes está proibido.

Enquanto isso, os atos contra Bolsonaro se concentraram no Eixão, próximo à 108 Norte, com ponto de encontro na Funarte, ao lado da Torre de TV, no Eixo Monumental.

Restrições

Pela segurança dos manifestantes, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realiza revista de pessoas em diversos locais do DF. Veja o que é proibido:

  • Objeto pontiagudos;
  • Garrafas de vidro;
  • Hastes de bandeiras;
  • Utilização de drones sem autorização no espaço aéreo da Esplanada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação