Eleições de 2018

Livro conta qual foi a reação de Michelle ao saber da facada em Bolsonaro

"O Brasil (Não) É uma Piada", do humorista André Marinho, conta relatos de bastidores da campanha presidencial de 2018

Pedro Grigori
postado em 25/08/2022 19:17
No dia 16 de agosto, Jair Bolsonaro voltou a Juiz de Fora, local da facada de 2018, para campanha à reeleição. -  (crédito: MAURO PIMENTEL / AFP)
No dia 16 de agosto, Jair Bolsonaro voltou a Juiz de Fora, local da facada de 2018, para campanha à reeleição. - (crédito: MAURO PIMENTEL / AFP)

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, teve uma reação inusitada ao receber a notícia de que o marido, então candidato à presidência, havia levado uma facada durante a campanha eleitoral, em Juiz de Fora (MG).

O humorista André Marinho, que participou da campanha de Jair Bolsonaro (PL), conta esse e outros bastidores no livro O Brasil (Não) É uma Piada, que será lançado no dia 15 de setembro. Trecho da obra, divulgado pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, detalha o fato ocorrido em 6 de setembro de 2018.

No livro, André Marinho relata que foi ele quem contou sobre a tragédia para Michelle. "Numa cena que beirava o surrealismo, Michelle pegou nas minhas mãos, fechou os olhos e pediu que eu imitasse seu marido. Constrangido, imitando a língua presa de Bolsonaro, falei: ‘Vai ficar tudo bem, Mi! Agora é confiar em Deus’. Ela respirou um pouco mais aliviada e, por inusitado que tenha sido aquele momento, foi uma experiência forte para ambos", relata Marinho no livro. O humorista é um imitador de Bolsonaro.

André Marinho é filho do empresário Paulo Marinho, suplente do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Em 2018, a casa dos Marinho virou um dos quartéis da campanha de Bolsonaro à presidência, sendo usada até mesmo para gravar programas eleitorais.

Mas a relação entre Paulo Marinho e os Bolsonaro azedou em 2020. Na época, Paulo disse em uma entrevista que Flávio Bolsonaro contou a ele, em 2018, ter recebido informações antecipadas de que a Polícia Federal deflagraria uma operação que teria Fabrício Queiroz como alvo — referente ao escândalo das rachadinhas do gabinete de Flávio na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

André Marinho também rompeu com os Bolsonaro. Em 2021, o humorista apareceu no fatídico vídeo de um jantar com o ex-presidente Michel Temer (MDB), onde diversos políticos riam de piadas sobre Bolsonaro.

As imagens mostram um animado jantar na casa do investidor Naji Nahas com a participação do ex-presidente e de um grupo com cerca de 20 políticos e empresários. Toda a animação é motivada pela presença de André, que imitava o presidente Jair Bolsonaro. Confira o vídeo:

Lançamento do livro


O Brasil (não) é uma piada é o primeiro livro de André Marinho, e conta como foi para o humorista viver a campanha presidente ao lado da família Bolsonaro, em 2018.

O livro já está em pré-venda no site da Amazon.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação