Eleições 2022

"Eu poderia ter escolhido um procurador engavetador", diz Lula no JN

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Siva participa de sabatina organizada pelo Jornal Nacional nesta quinta-feia (25/8)

Victor Correia
postado em 25/08/2022 21:00
 (crédito: Reprodução/G1)
(crédito: Reprodução/G1)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (25/8), que “poderia ter escolhido um procurador engavetador” em seus governos. O petista participa de sabatina realizada pelo Jornal Nacional e conduzida pelos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos. O primeiro tema a ser abordado foi a corrupção em seus governos.

“As medidas estão colocadas. Eu poderia ter escolhido um procurador engavetador. Sabe aquele amigo que você escolhe que nenhum processo vai para a frente? Eu poderia ter feito isso, não fiz. Eu escolhi da lista tríplice. Eu poderia ter impedido que a Polícia Federal tivesse um delegado, que eu pudesse controlá-lo. Não fiz. E permiti que efetivamente as coisas acontecessem do jeito que precisavam acontecer”, disse o ex-presidente quando questionado sobre quais medidas tomará para evitar que escândalos de corrupção aconteçam caso seja eleito.

O Jornal Nacional realiza uma série de entrevistas com os presidenciáveis nesta semana. Na segunda, foi a vez de o presidente Jair Bolsonaro (PL). Na terça, Ciro Gomes (PDT). Amanhã, a última participante será Simone Tebet (MDB).

Lula também defendeu que seu governo tomou uma série de medidas de combate à corrupção, como a criação da Lei Anticorrupção e do Portal da Transparência. “Se alguém comete um erro, comete um delito, investiga-se, apura, julga, condena ou absolve e resolve o problema”, disse o petista, que criticou ainda a Operação Lava-Jato. “A Lava-Jato ultrapassou o limite da investigação e entrou no limite da política. E objetivo era o Lula. O objetivo era condenar o Lula”, afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação