Eleições 2022

Debate na Band: confira os memes e reações dos internautas ao confronto

Os embates entre Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Avila (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) foram comentados em várias hashtags pelo Twitter

Camilla Germano
postado em 29/08/2022 01:20
 (crédito:  Miguel SCHINCARIOL/AFP)
(crédito: Miguel SCHINCARIOL/AFP)

Antes, durante e depois do primeiro debate entre os candidatos à Presidência, promovido pela Band neste domingo (28/8), as redes sociais foram palco para críticas e aplausos sobre as falas dos presidenciáveis presentes.

Os embates entre Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Avila (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) foram comentados em várias hashtags pelo Twitter e muitas falas emblemáticas ficaram entre os termos mais comentados na plataforma.

Expectativas para o debate

Antes mesmo do debate começar, a espera para o primeiro encontro entre os candidatos mais bem colocados nas intenções de voto, Bolsonaro e Lula, era grande. Haviam os que esperavam um debate sério para expor propostas e aqueles que esperavam que os candidatos discutissem entre si.

 Bate bocas nos bastidores

Além dos grandes momentos no palco principal, como as perguntas diretas entre Bolsonaro e Lula e outros embates entre candidatos, o deputado André Janones (Avante) chamou muito a atenção ao brigar com o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles nos bastidores do debate. 

Os termos "Ricardo Salles" e "Janones" ficaram entre os mais falados no Twitter por todo o debate e, o bate boca dos dois também repercutiu nas redes.

Zero foco no Racismo

Muitos internautas usaram o momento do debate para questionar a falta de candidatos pretos à Presidência da República. Houve também quem pontuou a falta de questionamento por partes dos candidatos — no momento de perguntas entre si — e dos jornalistas selecionados para questionar os presidenciáveis de fazer indagações sobre a questão. 

Falas sobre Paris

Um dos termos mais citados no Twitter foi "Paris", em referência à fala do ex-presidente Lula para Ciro Gomes sobre as eleições de 2018. “Eu espero que o Ciro, nessas eleições, não vá para Paris. Espero que o Ciro fique aqui no Brasil”, disse durante o debate. 

Na rede social, apoiadores de ambos os candidatos divergiram sobre as falas: Uns defendiam a fala do ex-presidente e outros o acusavam de propagar uma fake news. 

"Vergonha para o jornalismo"

A fala mais alterada de Jair Bolsonaro à jornalista Vera Magalhães não repercutiu bem para o candidato à reeleição, segundo os internautas do Twitter. O nome da jornalista estava entre os termos mais comentados do debate e, boa parte dos comentários, criticavam o fato de Vera não ter tido o direito de resposta contra as falas. 

"Vera, não podia esperar outra coisa de você. Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido num debate como esse, fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo, mas tudo bem", afirmou o candidato após a pergunta da jornalista. 

Entretanto, apoiadores do Chefe do Executivo se manifestaram de forma positiva sobre a fala dele.

Simone e Soraya

A postura e falas das duas candidatas à Presidência Simone Tebet e Soraya Thronicke chamou muito a atenção no Twitter. Na rede social, muitos sugeriram que as duas podiam se unir em uma dupla sertaneja pela similaridade dos nomes.

Balanço geral do debate

As opiniões dos eleitores não foram unanimes após o primeiro debate presidencial. Há quem diga que Lula foi mal. Outros defenderam uma superioridade de Bolsonaro no debate. Muitos fizeram também o próprio balanço de como cada candidato se saiu nas perguntas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação