Eleições 2022

Auxílio prolongado é "atestado de fracasso", diz Soraya Thronicke

Candidata participou nesta terça (30/8) de debate com presidenciáveis organizado pela Unecs, em Brasília

Victor Correia
postado em 30/08/2022 16:35 / atualizado em 30/08/2022 16:37
 (crédito: Divulgação/Unecs)
(crédito: Divulgação/Unecs)

A senadora e candidata à Presidência da República Soraya Thronicke (União) defendeu nesta terça-feira (30/8) que os programas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil, precisam ter uma “porta de saída”. A candidata disse ainda que manter um programa do tipo por um longo período “é um atestado de fracasso” para o governo.

"Para mim, Soraya, quanto mais eu tenho que manter as pessoas nesse tipo de auxílio, mais eu provo que meu governo foi um fracasso. Para mim é um atestado de fracasso", disse a candidata. "Tem que ter a porta de entrada e a porta de saída", completou. A presidenciável afirmou, contudo, ser favorável ao auxílio em um momento emergencial como o vivido atualmente.

A candidata participou nesta terça (30/8) de encontro com presidenciáveis organizado pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) em Brasília. Mais cedo, participaram também Ciro Gomes (PDT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). A entidade entregou aos candidatos um documento contendo propostas, como a simplificação do sistema tributário e modernização das relações de trabalho.

Imposto único

Durante a sabatina, a candidata defendeu ainda a principal proposta de seu programa de governo, que é a criação de um imposto único para substituir 11 impostos federais. "Primeiro, vai atrapalhar a sonegação. Cerca de 30% da população, nós temos de sonegação. Mas quando todos pagam, todos pagam menos", afirmou a candidata. "Vamos facilitar o comércio interno e o comércio externo. Vamos desonerar a folha de pagamento", completou.

Soraya defendeu que a proposta do imposto único de seu programa é diferente da antiga CPMF, mas inspirada naquele modelo. "A CPMF foi um imposto a mais. E era provisório. Uma contribuição que era para ser provisória e virou por 11 anos", afirmou. Outra crítica comum à proposta é sobre a cumulatividade da tributação, mas a senadora disse que, no novo tributo, ela é "muito menor do que nós temos hoje".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação