Eleições 2022

Alexandre de Moraes volta a se reunir com ministro da Defesa e militares

Encontro ocorreu na manhã desta quarta (31/8) no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, no TSE

Victor Correia
postado em 31/08/2022 12:22 / atualizado em 31/08/2022 16:02
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, reuniu-se novamente nesta quarta-feira (31/8) com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, para discutir as eleições. O encontro ocorreu no gabinete de Moraes na sede do TSE. Segundo a corte eleitoral, durante o encontro foi reconhecido o êxito dos testes de verificação das urnas realizados por universidades e a importância de realização de um evento público para apresentação dos resultados.

Em nota, o TSE também defendeu a manutenção das testagens realizadas no dia das eleições e acatou, pelo menos parcialmente, sugestão dos militares para realizar os testes com biometria de eleitores reais e dentro das seções. Segundo a corte, militares e o TSE apresentarão "a possibilidade de um projeto piloto complementar" segundo o modelo (veja íntegra da nota abaixo).

A mudança na testagem é defendida pelos militares com a criação de mais uma etapa de testes e realização do procedimento dentro das seções eleitorais, e não nas sedes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) como é feito atualmente, bem como a utilização da biometria de eleitores reais para o procedimento. A sugestão é defendida pela equipe de militares que integra a Comissão de Transparência das Eleições (CTE), formada por representantes de 12 instituições.

O primeiro encontro entre os dois aconteceu na terça passada (23), também a portas fechadas, com a presença apenas de Moraes e Nogueira. Após a conversa, o presidente do TSE recebeu representantes da Polícia Federal e, logo depois, do movimento Pacto pela Democracia.

Hoje, além dos ministros, quatro pessoas participaram da reunião: o secretário de Tecnologia do TSE, Júlio Valente; o secretário geral do TSE, José Levi; o coronel Marcelo Nogueira de Souza; e o general Rodrigo Vergara. De acordo com a Corte eleitoral, Nogueira de Souza faz parte da comissão de técnicos que inspecionou os códigos-fonte das urnas. A participação de técnicos das Forças Armadas nos encontros foi sugerida pelo ministro da Defesa.

Veja a nota do TSE na íntegra

"Na reunião desta quarta-feira (31) entre o Tribunal Superior Eleitoral e o Ministério da Defesa, com apresentações técnicas, ficou reconhecido o êxito dos testes de verificação das Urnas Eletrônicas, inclusive do modelo UE 2020, realizados pela USP, Unicamp e UFPE e a importância da realização de um evento público com a Comissão de Transparência Eleitoral e as entidades fiscalizadoras para a apresentação desses resultados.

Também foi reafirmado que haverá a divulgação de todos os BUs (Boletins de Urna) pelo TSE, possibilitando a conferência e totalização dos resultados eleitorais pelos partidos políticos e entidades independentes.

A importância da manutenção da realização do Teste de Integridade – que ocorre desde 2002 – como mecanismo eficaz de auditoria foi ressaltada por ambas as áreas técnicas, que apresentarão, em conjunto, a possibilidade de um projeto piloto complementar, utilizando a biometria de eleitores reais em algumas urnas indicadas para o referido teste, conforme sugestão das Forças Armadas no âmbito da Comissão de Transparência Eleitoral."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação