eleições

Ciro em evento com empresários: "Imagina explicar isso na favela"

O candidato à Presidência da República falou a empresários durante evento que ocorreu no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (31/8). Ciro está em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto

Taísa Medeiros
postado em 31/08/2022 20:06 / atualizado em 31/08/2022 21:30
"Na verdade é um comício, né? Um comício para gente preparada, você imagina eu explicar isso na favela, isso é um serviço pesado", disse - (crédito: Evaristo Sá/AFP)

Em encontro com empresários na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) — nesta quarta-feira (31/8 — o candidato pelo PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, fez uma apresentação detalhada sobre seu plano econômico, expresso no Plano Nacional de Desenvolvimento, seu programa de governo. Ao final, fez uma comparação sobre como seria fazê-lo em uma favela.

Ciro já havia concluído sua apresentação, quando o empresário Luiz Césio Caetano comparou a explicação a uma aula. "Acho que foi uma aula, pelo menos para mim foi", disse. Ciro, em tom de brincadeira, respondeu: "Na verdade é um comício, né!? Um comício para gente preparada, você imagina eu explicar isso na favela, isso é um serviço pesado".

Ainda na noite desta quarta, o candidato do PDT se manifestou a respeito da repercussão de sua fala. Segundo Ciro, a frase se tratava de uma autocrítica. "Fiz uma palestra na Firjan sobre temas extremamente técnicos — capazes de serem entendidos por poucos — e conclui com uma autocrítica por usar linguagem tão técnica. Daí a dizer que menosprezei moradores das favelas é muita má fé", diz a nota.

"Usei o termo 'gente preparada' no sentido técnico, nunca como menosprezo à sabedoria popular. Que amo e respeito. Isso não se dá por acaso. Com medo do nosso crescimento, as máquinas do ódio do petismo e do bolsonarismo destamparam suas usinas de agressões, fake news e manipulações. Assista ao vídeo e tire suas próprias conclusões", conclui o candidato.

Modelo econômico

O candidato pedetista reiteradamente afirma que lutará pela mudança no modelo econômico praticado há anos no país. Por isso, é a quarta vez que concorre à vaga no Palácio do Planalto.

“Nos últimos 12 meses o brasil pagou R$ 500 bilhões de juros, para ter uma ideia tudo que se gastou em saúde, educação e segurança não chegou a R$ 300 bilhões. Eu peço oportunidade para mudar isso e mudar o modelo de governança do país”, disse o candidato nas considerações finais no debate da TV Bandeirantes no último domingo (28/8).

Em pesquisa do Instituto MDA, contratado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada na terça-feira (30/8), Ciro Gomes permanece em terceiro na pesquisa espontânea, com 4,4%. Já na pesquisa estimulada (quando os entrevistados recebem uma lista prévia com os nomes dos candidatos), Ciro figura com 7,3%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação