ELEIÇÕES 2022

Janones reconhece racismo em fala a Camargo: 'Espero pagar'

Deputado federal disse que, em caso de uma ação judicial, não irá contestar; Sergio Camargo foi até a delegacia entrar em ação contra Janones

Vinícius Prates* - Estado de Minas
postado em 01/09/2022 12:02 / atualizado em 01/09/2022 12:02
 (crédito:  Reprodução/Câmara dos Deputados/Reprodução/Redes Sociais)
(crédito: Reprodução/Câmara dos Deputados/Reprodução/Redes Sociais)

O deputado federal e candidato à reeleição André Janones (Avante-MG) reconheceu que a sua fala contra Sérgio Camargo (PL-SP), ex-presidente da Fundação Palmares, poderia ter um viés racista e lamentou o ocorrido. Em uma confusão nos bastidores do debate dos presidenciáveis no último domingo (28/8), realizado pela Band, Janones chamou Camargo de "capitão do mato".

No Brasil, a expressão 'capitão do mato' se tratava de um empregado encarregado de perseguir escravos fugitivos, com o intuito de receberem recompensas. Durante a discussão, o parlamentar disparou a Camargo: "Vira homem. Bate aqui, vagabundo. Vem cá, vem cá, ô valentão. Vagabundo, capitão do mato, desgraçado. Você é um vagabundo".

No programa Direto da Redação, da revista Carta Capital, Janones reconheceu que a fala poderia ter viés racista e disse que espera ser punido pela atitude.

"Eu realmente não entendi. Quando eu vi falar no racismo, mas porque eu chamei ele de capitão do mato, isso é racismo? Eu não sabia, fui me aprofundar, fui ler e descobri isso. Espero pagar pela minha ignorância porque ignorância não pode ser justificativa para a gente passar pano para nenhuma atitude que possa soar racista, ainda que não o seja, como de fato não foi. Foi um reflexo de uma ignorância minha", declarou.

Janones ainda disse que a parte positiva da ocasião foi fazer o ex-presidente admitir que existe racismo no país, fato que ele negava. "A causa da comunidade negra, a luta contra o racismo é algo muito grande. Eu aprendo todos os dias", disse Janones.

O parlamentar disse que em uma ação judicial ele não irá contestar. "Espero ser punido pelo meu erro e que isso ajude a fortalecer a luta contra o racismo estrutural, que infelizmente ocorre no nosso país. Peço desculpa pela minha ignorância, não pelo meu ato, mas pela ignorância", disse.

Veja o vídeo do momento da discussão

Nas redes sociais, Camargo disse que "ataques racistas da esquerda contra negros conservadores não podem continuar impunes". "Uma punição contra Janones terá efeito didático. Confio na Justiça", declarou.

Em outra publicação, Camargo postou uma foto em frente a uma delegacia.

*Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação