JUSTIÇA

TSE manda PCO excluir postagens que associam Tebet à morte de indígenas

Partido fez publicações consideradas ofensivas, segundo o tribunal. PCO tem até 24 para remover material

Luana Patriolino
postado em 02/09/2022 16:34
 (crédito: Assessoria de imprensa/Simone Tebet)
(crédito: Assessoria de imprensa/Simone Tebet)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a remoção de uma publicação do Partido da Causa Operária (PCO) que associa a candidata à Presidência da República Simone Tebet (MDB) à morte de indígenas. A decisão é do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, publicada nesta sexta-feira (3/9).

A defesa da presidenciável foi ao TSE contestar uma publicação que mostra um enterro de uma criança indígena no Mato Grosso do Sul, com a legenda: “Simone Tebet é uma das representantes dos latifundiários do Mato Grosso do Sul, os maiores assassinos de indígenas do Brasil”. Um outro artigo no site do PCO chama a candidata de “Chicago Girl” e tem o título “Tebet quer reviver os assassinatos de criança da Era FHC”.

Segundo decisão do ministro do TSE, o conteúdo considerado ofensivo deve ser retirado do ar em até 24 horas, sob pena de multa diária e com a advertência da possibilidade de incidência das consequências previstas da Lei Eleitoral. No entendimento do magistrado, a postagem pode atingir a honra da presidenciável "porquanto a responsabilizam ou a associam a assassinatos de índios e criança".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação