Eleições 2022

BTG/FSB: Bolsonaro cresce e Lula cai, mas ainda lidera pesquisa

Ciro Gomes também apresentou queda no novo levantamento enquanto, Simone Tebet e Bolsonaro cresceram 1 ponto percentual cada

Camilla Germano
postado em 12/09/2022 08:56 / atualizado em 12/09/2022 09:12
 (crédito: Ricardo Stuckert/PT; Alan Santos/PR; PDT/Divulgação; Pedro França/Agência Senado)
(crédito: Ricardo Stuckert/PT; Alan Santos/PR; PDT/Divulgação; Pedro França/Agência Senado)

Na nova rodada de pesquisa eleitoral de intenção de votos no primeiro turno da FSB Comunicação para o banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (12/9), o ex-presidente e candidato pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, apresentou o maior percentual entre os candidatos com 41% das intenções.

Em segundo lugar está o presidente Jair Bolsonaro (PL) e candidato à reeleição com 35% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) manteve o terceiro lugar com 9% e Simone Tebet (MDB) em quarto (7%).

No comparativo com o levantamento anterior divulgado no dia 5 de setembro, Lula e Ciro caíram 1 ponto percentual. O petista tinha 42% e o pedetista 8%.

Em contrapartida, Simone Tebet e Bolsonaro apresentaram um crescimento de 1 ponto percentual. A candidata do MDB tinha 6% das intenções na última pesquisa e o presidente tinha 34%.

Foram entrevistados 2000 eleitores entre os dias 09 e 11 de setembro de 2022 e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob número BR-06321/2022.

2º turno

Foram comparados na pesquisa vários cenários de 2º turno entre os candidatos mais bem colocados na pesquisa.

Lula venceria todos os candidatos nos confrontos diretos. Na simulação entre o petista e Bolsonaro, Lula venceria com 51% das intenções, contra 38% de Bolsonaro. 

Nos outros dois cenários analisados de Bolsonaro, o candidato à reeleição perderia para Simone Tebet e Ciro Gomes. Nestes cenários, as intenções de voto foram de 48% para Tebet contra 40% de Bolsonaro e 50% para Ciro contra 38% do presidente.

Já Lula venceria Ciro Gomes com 46%, enquanto o pedetista tria 35% das intenções. Já no comparativo com Tebet, a candidata do MDB teve 34% das intenções contra 48% de Lula.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação