Eleições 2022

Ipec: Diferença entre Lula e Bolsonaro aumenta dentro da margem de erro

A pesquisa capta os efeitos, no eleitorado, dos atos do 7 de Setembro, quando Bolsonaro mobilizou centenas de milhares pessoas nos comícios do feriado da Independência, organizados paralelamente aos festejos cívico-militares

Vinicius Doria
postado em 12/09/2022 21:36 / atualizado em 12/09/2022 21:42
Lula cresceu dentro da margem de erro, de 44% para 46%. Bolsonaro e Tebet se mantém no mesmo patamar, enquanto Ciro oscila para baixo -  (crédito: AFP)
Lula cresceu dentro da margem de erro, de 44% para 46%. Bolsonaro e Tebet se mantém no mesmo patamar, enquanto Ciro oscila para baixo - (crédito: AFP)

O Instituto Ipec divulgou, na noite desta segunda-feira (12/9), mais uma pesquisa de intenção de votos para a Presidência da República. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue na liderança da preferência do eleitorado para o primeiro turno, e ampliou a diferença para o presidente Jair Bolsonaro, que busca a reeleição. Na pesquisa estimulada (quando o eleitor recebe uma lista prévia dos candidatos), Lula aparece com 46% das intenções de voto; contra 31% de Bolsonaro.

Essa pesquisa capta os efeitos, no eleitorado, dos atos do Sete de Setembro, quando Bolsonaro mobilizou centenas de milhares pessoas nos comícios do feriado da Independência, organizados paralelamente aos festejos cívico-militares da Semana da Pátria. Mas, em relação à pesquisa feita na primeira semana de setembro pelo Ipec, os números mostram variações dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais. Lula subiu 2 p.p., enquanto Bolsonaro manteve a mesma pontuação da pesquisa anterior. A diferença entre os dois, agora, está em 15 pontos percentuais.

 

  • Lula fala no 7 de setembro Reprodução Instagram
  • 08/09/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Sabatina do Correio braziliense na TV Brasília. Presidente Jair Bolsonaro entrevistado na bancada a jornalista Denise Rothemburg. Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • 05/08/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Politica. Ciro Gomes apresenta a sua Vice para Eleição para presidente 2022, é a Ana Paula Matos, vice prefeita de Salvador- BA. Presentes na coletiva o presidente do PDT Carlos Lupi e a esposa do Ciro Gomes Giselle Bezerra. Ed Alves/CB
  • 06/09/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CB.Poder entrevista a Senadora Simone Tebet candidata a presidente da repúlbida. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Ciro Gomes (PDT) se mantém em terceiro, com 7% (tinha 8% na pesquisa anterior), tecnicamente empatado com a candidata do MDB, a senadora Simone Tebet, que registrou os mesmos 4% do último levantamento.

Na sequência aparecem Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D'Ávila (Novo), ambos com 1%, mesmo percentual da pesquisa do fim de agosto. Votos em branco, nulos ou eleitores indecisos representam 6% do eleitorado. Não sabem ou não responderam são 4%. A estabilidade dos números do Ipec não permite apontar se haverá segundo turno. A pesquisa ouviu, de forma presencial, 2.512 mil eleitores entre os dias 9 e 11 de setembro. O nível de confiança é 95%.

Lula mantém praticamente estável diferença para Bolsonaro no 2º turno

A pesquisa Ipec para Presidência da República, divulgada nesta segunda-feira (12/9), simulou o cenário para uma eventual disputa em segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente venceria o atual por 53% a 36%. Os números mostram a dificuldade de Bolsonaro conquistar eleitores para uma segunda rodada de confronto com Lula. Na pesquisa anterior, feita no início do mês, o presidente tinha os mesmos 36% de intenção de votos, contra 52% do petista. Na série histórica, Lula e Bolsonaro têm mostrado desempenhos estáveis entre os eleitores.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação