Eleições 2022

Lula aciona TSE contra site impulsionado por campanha de Bolsonaro

Registrado no CNPJ da campanha de Bolsonaro, site divulga notícias contra o petista e o associa ao PCC

Victor Correia
postado em 15/09/2022 13:09
 (crédito: André Borges/AFP)
(crédito: André Borges/AFP)

A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo multa e suspensão do site "Lulaflix", que divulga conteúdos contra o petista e notícias falsas sobre o candidato. A página está registrada em nome da campanha de Jair Bolsonaro (PL), que o impulsionou com anúncios pagos no Google nos últimos dias.

"A bem da verdade, todas as publicações do site, sem exceção, realizam propaganda negativa contra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva. O conteúdo de cada uma das postagens na página impulsionada pelos adversários diretos do candidato da Coligação Brasil da Esperança é movido pelo estratagema de distorcer eventos ou descontextualizar informações para sustentar críticas infundadas ao ex-presidente Lula”, disseram em nota os advogados da campanha, representada pelos escritórios Aragão e Ferraro Advogados e Zanin Martins Advogados.

No domingo (11), a página foi atualizada com uma série de notícias e artigos contra Lula, veiculadas originalmente em blogs e veículos de imprensa. Entre os temas estão os escândalos passados de corrupção nos governos petistas, frases polêmicas proferidas pelo ex-presidente, e notícias que relacionam o petista com a facção criminosa PCC. No começo de setembro, Bolsonaro foi multado pelo TSE em R$ 5 mil por posts em sua rede ligando Lula e o PT à organização criminosa, por 6 votos a um. 

Apesar de registrada no CNPJ da campanha de Bolsonaro e incluir o nome do presidente como dono, a página não está entre os sites declarados ao TSE pelo candidato. 

"Além de multa e suspensão, a Coligação Brasil da Esperança pede o fim do impulsionamento da página e a aplicação de multa máxima. Pela legislação eleitoral, é expressamente proibida a prática de impulsionamento de propaganda negativa contra outras candidaturas", disse a campanha.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação