Eleições 2022

Aplicativo Pardal tem 18 mil denúncias de propaganda política irregular

Suspeitas de propaganda irregular em todo o país podem ser cadastradas pelo aplicativo. Após serem enviadas para a Justiça Eleitoral — de acordo com o município —, elas são apuradas pelo MP Eleitoral

Correio Braziliense
postado em 25/09/2022 03:55 / atualizado em 28/09/2022 21:22
 (crédito: Tribunal Regional Eleitoral/Divulgação)
(crédito: Tribunal Regional Eleitoral/Divulgação)

O aplicativo Pardal, oferecido gratuitamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu mais de 18 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular de todo o Brasil. As denúncias deram origem a 4.705 processos em tramitação no sistema do Processo Judicial Eletrônico e envolvem compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e propagandas irregulares.

Os candidatos também não podem fazer showmícios, disparar mensagens em massa pela internet, fixar propaganda em ônibus e táxis, distribuir brindes e usar outdoors e telemarketing, entre outras proibições.

Pardal foi criado em 2014 pela Justiça Eleitoral para receber queixas da sociedade sobre irregularidades em campanhas. O aplicativo voltou a funcionar em 16 de agosto deste ano, em versão atualizada, para receber denúncias referentes às Eleições 2022.

Para denunciar as irregularidades, o eleitor pode baixar o aplicativo de forma gratuita, seguir as instruções e, se possível, anexar as imagens do possível crime eleitoral. Até o momento, os eleitores de São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais foram os que mais denunciaram.

Aplicativo

A ferramenta é gratuita e pode ser baixada na Apple Store e no Google Play, bem como em formulário web no portal do Pardal. No site, é possível fazer o acompanhamento das denúncias, acessar estatísticas de abrangência nacional e estadual para todas as eleições, bem como obter orientações sobre o que é ou não permitido durante a campanha eleitoral.

São considerados crimes eleitorais:

Compra de votos

Calúnia eleitoral

Derramamento de santinhos

Falsidade ideológica eleitoral

Injúria eleitoral

Caixa 2

Propaganda eleitoral — uso de frases e slogans do governo

Promover desordem prejudicando trabalhos eleitorais

Transporte ilegal de eleitores

Crimes de boca de urna

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação