ELEIÇÕES

Ciro no debate do SBT: 'Bolsonaro conseguiu a proeza de ressuscitar o Lula'

Ciro Gomes disse que presidente Jair Bolsonaro recebeu apoio dos brasileiros para combater a corrupção, mas acabou se "igualando" a Lula

Natasha Werneck - Estado de Minas
Vinícius Prates - Estado de Minas
postado em 24/09/2022 21:48
 (crédito: Reprodução/Youtube)
(crédito: Reprodução/Youtube)

Ao criticar o presidente Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) disse que o atual mandatário conseguiu "a proeza de ressuscitar Lula". A declaração foi dada durante o debate entre os presidenciáveis do SBT, transmitido em Minas pela TV Alterosa, na noite deste sábado (24/9).

Para Ciro, Bolsonaro conseguiu se eleger, em 2018, devido à crise econômica do Brasil e a "ladroeira promovida pelo PT", como pontuado pelo pedetista. Para ele, Bolsonaro tinha a oportunidade de mudar a crise econômica Brasileira, mas ao invés disso, caiu nos escândalos de corrupção e "ressuscitou o Lula".

"O sistema que o apoiou contra o Lula e o PT para que não deixasse que eu chegasse botou a faca no pescoço, trouxe acusações sobre os filhos, e aí está o Brasil, desastrado, desmoralizado, e teve a proeza, o Bolsonaro, de ressuscitar o Lula. Ali em 2018, as pessoas tinham clareza que o PT tinha virado essa coisa trágica de corrupção e de desmonte econômico do Brasil, e Bolsonaro recebeu da mão do povo brasileiro essa oportunidade.", disparou Ciro Gomes.

O candidato ainda pontuou que a maior parte da população brasileira acredita que o governo do presidente Jair Bolsonaro se entregou à corrupção. No debate, Ciro perguntou a Felipe d'Ávila (Novo) o que ele achava sobre os escândalos de corrupção e a crise econômica. E se ele achava que isso devia ter um "fim".

D'Ávila e Ciro concordaram durante o debate em relação ao fim da corrupção. "É você eleitor que vai decidir que vai escolher se o governo vai ser conduzido por um corrupto, safado, ou se vai ser conduzido por gente honesta", disparou Felipe d'Ávila.

Debate no SBT

Os principais candidatos à presidência da República participaram neste sábado (24/9) do debate do SBT. São eles Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (MDB), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União), Felipe d'Ávila (Novo) e Padre Kelmon (PTB). Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avisou que não compareceria devido a um conflito de agenda.

O debate foi promovido pelo SBT em um pool de veículos de mídia formado pela CNN Brasil, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal de notícias Terra e a Rádio Nova Brasil FM. O programa teve mediação de Carlos Nascimento.

Foram quatro blocos com duração total de cerca de duas horas. Em dois, os candidatos escolheram para qual adversário perguntar, com direito a réplica e tréplica. Nos outros dois, eles responderam perguntas dos jornalistas dos veículos que compuseram o pool.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação