ELEIÇÕES 2022

Soraya Thronicke confronta Bolsonaro: "Pretende dar um golpe de Estado?"

No terceiro bloco do debate realizado pela TV GLobo, a candidata relembrou as falas do presidente Jair Bolsonaro sobre a lisura das eleições e sobre a pandemia

Aline Brito
postado em 30/09/2022 01:51 / atualizado em 30/09/2022 01:51
 (crédito: Reprodução/Globo)
(crédito: Reprodução/Globo)

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) foi confrontado durante o debate presidencial realizado pela TV Globo sobre suas falas em relação às urnas eletrônicas e o resultado das eleições. A candidata Soraya Thronicke (União) enfrentou o presidenciável e perguntou se Bolsonaro pretende “dar um golpe de estado”.

“Na sua sabatina com William Bonner, eu não fiquei satisfeita com a resposta e muitos brasileiros também não. Eu gostaria de saber do senhor, o que o senhor quer dizer que só vai respeitar as eleições se elas forem limpas e se o senhor pretende dar um golpe de estado”, perguntou Thronicke.

Bolsonaro desviou da pergunta e aproveitou para alfinetar a candidata do União Brasil, ao relembrar que foram aliados durante as eleições de 2018. “A senhora seria muito dócil comigo se eu tivesse atendido a senhora em todos os cargos que a senhora pediu pra mim [...] Sudeco, Ifam, Ibama, a senhora gosta de cargos, deitar e rolar. Como a senhora não conseguiu, a senhora basicamente virou uma inimiga nossa”, atacou.

“E mais ainda, a senhora fez campanha, eu tenho vários vídeos, no Mato Grosso do Sul, humildemente panfletando ‘sou a candidata do candidato Jair Bolsonaro, vote em mim. Sou leal a ele, já tive contato com ele, comungamos das mesmas propostas’. Eu nunca tive contato com a senhora, a senhora usurpou do meu nome para se candidatar e chegar ao Senado”, acusou Bolsonaro.

Em resposta, Thronicke afirmou que recebeu sim cargos durante o governo Bolsonaro. “Cargo na Sudeco o senhor me deu sim. Cargo no Ibama o senhor deu sim. O senhor deu sim cargos”, rebateu.

Bolsonaro tomou a vacina contra a covid?

Sem se prolongar sobre a divisão de cargos públicos, a candidata confrontou novamente o atual presidente e perguntou se Bolsonaro se vacinou contra a Covid-19. “Mas eu quero fazer a pergunta que também o Brasil quer saber, eu quero saber, candidato, se o senhor se vacinou, qual foi a vacina e quantas doses, vacina anticovid”, questionou.

“Eu comprei 500 milhões de doses da vacina, não foi a senhora que comprou. Vacinou quem quis, a senhora não conhece a liberdade? Eu respeito a individualidade de cada um, a liberdade de cada um, vacinou quem quis”, argumentou Jair Bolsonaro.

Na tréplica, o candidato do PL falou, mais uma vez, sobre os cargos pedidos por Soraya Thronicke e disse que, como não recebeu o que queria, está “chupando o dedo lá em Mato Grosso do Sul". “Já andei em Mato Grosso do Sul e lá ninguém fala seu nome para presidente da república. A senhora está fazendo papel de laranja para alguém”, acusou Bolsonaro.

Thronicke se sentiu ofendida pela acusação e pediu direito de resposta, que foi concedido. “Não sou uma candidata laranja, o senhor me respeite. A minha pergunta o senhor não respondeu, sobre a vacina”, rebateu. Por fim, a candidata chamou Bolsonaro de “o traidor da Pátria” ao dizer que ele “virou as costas” para todos os aliados que tinha em 2018.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação